Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

15/7/2013 - Sorocaba - SP

Educação emocional beneficia merendeiras e pessoal da limpeza da rede municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

 

A Secretaria  da Educação da Prefeitura de Sorocaba (Sedu) realiza até o dia 19 de julho o curso de capacitação em educação emocional para 1.050 merendeiras e pessoal que atua na limpeza das escolas municipais. Ministrado por monitores da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec), o curso tem como objetivo aproximar os profissionais diretamente ligados ao ambiente escolar.

Conforme explica Silmara Meireles, da Asec, o encontro com os profissionais que atuam na alimentação e limpeza escolar, visa prepará-los para enfrentar melhor os desafios diários, a lidar com suas emoções, quer seja no ambiente de trabalho ou mesmo pessoal. "O que estão aprendendo aqui no curso, certamente vai refletir na vida pessoal e profissional de cada um. Até porque em muitas das escolas, onde esses profissionais atuam, as crianças trabalham ou já aprenderam sobre o Amigos do Zippy, o Amigos do Maçã, que também trabalham com a questão emocional da criança", explicou.

O curso, que começou na última quarta-feira (10), prossegue até o dia 19, com carga de 8 horas diárias. Ao todo são 14 monitores e mais dois profissionais de apoio que estão realizando a formação na EM "Flávio de Souza Nogueira". Silmara destaca que geralmente esses profissionais passam por capacitação voltada especificamente a sua área e que, agora, até como forma de valorização, também estão recebendo conhecimento em saúde emocional.

Nos dias 23, 25 e 26 de julho é a vez dos Inspetores de alunos, secretárias de escolas e professores readaptados. Ao todo são 600 profissionais que passarão por formação na EM "Matheus Maylasky. "Esse programa ajuda muito, pois melhora a forma de trabalhar com os alunos. Eles aprendem a encarar, discutir e buscar soluções para suas dificuldades, seus problemas", concluiu.

Sorocaba foi a primeira do mundo a adotar o Amigos do Zippy como política pública, oferecendo oportunidade de participação para todas as crianças de 2º. ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal e estadual. A cidade também é a pioneira no programa Amigos do Maçã e no Amigos do Zippy em Casa.

Desde 2006 quando implantado em Sorocaba, o Amigos do Zippy, e a partir de 2008, com o Amigos do Maçã, já foram beneficiados 66.538 estudantes de escolas municipais e estaduais e capacitados 2.082 professores. Outro projeto de educação emocional, que envolve os pais de alunos, é o Amigos do Zippy em Casa, que beneficiou 2.780 pais ou responsáveis por alunos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.