21/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com uma abertura musical, a cargo do grupo Madrigal da Rainha, educadores e historiadores fizeram na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", um bate-papo sobre Tropeirismo. Ação integrante da 46ª Semana do Tropeiro, o evento foi organizado a fim de desmitificar alguns conceitos e esclarecer dúvidas de professores, agentes do projeto Roteiro Educador, acerca da verdadeira vida tropeira e sua marca na história de Sorocaba.
Organizada em parceria com a Academia Sorocabana de Letras, a mesa-redonda contou com a presença dos jornalistas Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho, e do historiador e artista plástico, Mário Matos. A abordagem se pautou desde a razão da existência do tropeirismo, que teve início no século 18, passou pelos costumes e cultura e atualizou os fatos em questões da atualidade, incluindo as celebrações em torno do assunto.
Em paralelo à explanação dos estudiosos, a Biblioteca Municipal vai abrigar até o dia 3 de junho uma exposição com obras de Mário Matos, de Laura Matos e do fotógrafo Edeson Souza. A entrada é gratuita e poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados das 13h às 16h50.
Agenda tropeira
As delícias da culinária tropeira podem ser conhecidas e aprendidas nestas terça e quarta-feiras (21/22) dentro da Oficina de Culinária da Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury". Um dos eventos clássicos do período de celebração da Semana do Tropeiro, a gastronomia rústica daquela época faz sucesso entre quem busca saber um pouco mais sobre o assunto.
Além de conhecer as razões e porquês dos pratos mais fortes, substanciosos, os participantes adentram o universo daqueles homens que atravessaram o país de sul a norte carregando riquezas materiais e produzindo outras tantas, imateriais e que marcam a cultura de vários povos.
O curso é gratuito e acontece em dois horários, das 14h às 17h e das 19h às 21h, na terça-feira. Na quarta-feira o curso é somente à noite, das 19h às 21h. Informações pelo telefone 3231.5723.
Ainda entre as atividades promovidas por instituições que assumiram uma parceria junto à Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), para comemorar a 46ª Semana do Tropeiro, os colégios O Farol, Vincere, Objetivo e Humanus promovem contação de histórias, dramatização e musicalização junto a seus alunos visando a maior aprendizado da Cultura Tropeira.
Também nesta semana, até o sábado (25), centenas de alunos das escolas municipais assistirão a um documentário produzido pela TV Facens como forma de difundir o folclore e a cultura dos tropeiros.
Enquanto isso, no Parque dos Espanhóis, a criançada poderá participar de uma oficina de confecção de mulas. Usando material reciclável, os pequenos com idades entre os 5 e 8 anos aprenderão a fazer seu próprio brinquedo, ao mesmo tempo em que conhecem sobre a importância desse animal que marca a trajetória de nossa história.
No calendário, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta promove um jantar com danças tradicionais, encontro de violeiros e sanfoneiros que prometem movimentar a noite desta terça-feira (21). Ingresso e informações pelo telefone 3388.7438.
Na mesma noite, na Oficina Grande Otelo, Ricardo Anastácio, estudioso da cultura caipira, faz uma aula aberta com "Causos, Modas e Exposição da Viola Caipira no Médio Tietê". A partir das 20h, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.