O andar térreo do Paço Municipal se transformou neste sábado (24) num grande salão de festas para a décima edição do Casamento Comunitário. Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), todos os anos, o projeto proporciona a união civil, sem custos, para casais com renda de até três salários mínimos.
Palco, som, luz, banda, tendas, fotógrafos, tapete vermelho, bolo, refrigerante, flores. Tudo organizado por uma equipe de mais de 50 voluntários que proporcionaram uma tarde inesquecível para os 70 casais que participaram da festa de ontem. Ao todo, 130 casais oficializaram a união nesta edição do Casamento Comunitário.
Ás 15h30, os casais começaram a chegar ao local e, ao som do grupo de cordas da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), foram fotografados próximos a uma mesa com bolo decorativo. Os casais capricharam no visual: elas, usando o tradicional vestido de noiva e eles, terno e gravata. A fotografia foi uma recordação cedida pelo FSS.
Às 17h, ao som da clássica marcha nupcial tocada pela Banda Marcial Municipal de Sorocaba, um a um, os casais entraram pelo tapete vermelho, precedidos por oficiais da Guarda Civil Municipal (também em traje de gala), e foram recebidos pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio e pela presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio.
A presidente do Fundo Social, Maria Inês, abriu da cerimônia, agradecendo a todos os envolvidos e fez votos de amor e cumplicidade aos noivos.
“Estou muito feliz por poder realizar mais esta festa. O Casamento Comunitário expressa o verdadeiro sentido da palavra solidariedade e desejo a vocês uma vida conjugal repleta de muito amor”, disse.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio lembrou que esta era a 10.ª edição do Casamento Comunitário e cumprimentou o FSS pela realização do evento e todos os casais presentes, citando um deles em especial: Orlando Gomes da Silva e Roseli de Fátima Lopes Silva que estão junto há 26 anos.
Em seguida, o mestre de cerimônias Joel Robson proferiu mensagens de união e falou sobre vida a dois. A fala de Joel teve, inclusive, o famoso “pode beijar as noiva”, momento de muita emoção e aplausos.
Ao som da música “Aleluia”, tocada pela banda Bethel, os casais saíram pelo tapete vermelho e se dirigiram às tendas montadas para a distribuição de bolo e refrigerante, dando início à confraternização dos noivos com seus convidados.
Os casais que participaram festa foram unânimes quando perguntados sobre a importância deste dia na vida deles. “Estou feliz e realizada. Que Deus abençoe a todos os que organizaram essa festa pra gente”, disse Fabiana Machado Bocaiuva, de 37 anos que se casou com o auxiliar de produção Alexandre Machado, de 42 anos.
Também prestigiaram o evento a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi; a deputada estadual Maria Lúcia; o ex-prefeito Vitor Lippi e sua esposa e ex-presidente do FSS, Denise Lippi; o comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Zanin; e o vereador Hélio Godoy.