A crise gerada pela pandemia de coronavírus (Covid-19) vai afetar diretamente as empresas, os empreendedores e os colaboradores. Por isso, o gestor de negócios deve ser o mais ativo possível e buscar soluções que vão além da pura sobrevivência financeira. São dicas como esta que a equipe do PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba) está elaborando e que serão divulgadas por meio das redes sociais, tendo em vista que a recomendação é não sair de casa.

A medida mais assertiva neste momento, conforme a analista de aceleração de startups do PTS, Ana Geórgia Damasceno Barbosa, é ser proativo, pois isso vai mostrar ao colaborador que o gestor se importa com a empresa, bem como deixa claro aos fornecedores o esforço que é feito para manter o negócio em pé e em dia com todas as obrigações.

Ana Geórgia também sugere que o empreendedor faça cálculos das previsões financeiras para os próximos meses, mesmo que isso gere ansiedade. “Veja quanto você tem em caixa, tente renegociar dívidas, entenda o cenário atual e quanto isso vai impactar nas suas finanças”, explica. “Nesses casos é sempre aconselhável usar uma perspectiva realista e pessimista, nunca otimista.”

Com os números em mãos, acrescenta a analista de aceleração de startups do PTS, é importante compartilhá-los com os colaboradores e com todos os envolvidos com o negócio. “São eles [funcionários e parceiros] que vão te ajudar a passar pela crise”, afirma.

Diversificar os canais de busca por clientes e de vendas – caso este seja o ramo de atuação da startup – é outra dica da equipe do Parque Tecnológico de Sorocaba. As sugestões, inclusive, foram separadas por segmento e algumas delas seguem abaixo:

Para bares e restaurantes – investir no processo de delivery e no takeaway (fazer o pedido online e pegar no restaurante).

Para startups em geral – é hora de focar na retenção dos clientes e não na prospecção de novos clientes. Uma boa saída é investir em geração de conteúdo para ganhar autoridade na sua área de atuação e ganhar a confiança dos clientes. Outra alternativa é disponibilizar soluções de uso digital no sistema gratuito para os clientes.

Para indústrias – acompanhar de perto a evolução geográfica da crise e garantir o abastecimento e a logística nas regiões mais afetadas, antecipando o acúmulo ou a falta de produtos nos locais afetados.

Para escolas e cursos – caso a unidade não possua o ensino à distância, existem algumas plataformas online que podem disponibilizar as aulas aos professores e aos alunos. Além disso, materiais podem ser compartilhados em nuvem e grupos de estudo criados com o objetivo de auxiliar os estudantes e não atrasar o calendário letivo.

Para prestadoras de serviços – neste momento a retenção de clientes vai ser fundamental e garantir que os pagamentos sejam honrados pode ser o diferencial para o seu negócio. Pense em medidas para estender e facilitar os pagamentos. Caso tenha uma estratégia de retenção pode concentrar esforços em reativar clientes antigos que não foram tão afetados pela crise.

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PELA INTERNET

Por trabalhar todos os dias com o fomento ao empreendedorismo e como a responsável por prestar mentorias as cerca de 110 startups ativas no Parque Tecnológico de Sorocaba é que Ana Geórgia foi incumbida da missão de estudar e passar à frente regras simples que devem ser colocadas em prática durante a pandemia de coronavírus. “Achei importante entender como podemos manter o ambiente otimista e quais ações efetivas podem ser tomadas para que a crise não afete ainda mais o cenário econômico do país”, ressalta.

Com a recomendação de que todos devem ficar em casa para evitar o contágio e a proliferação da doença, Ana Geórgia conta que os workshops e as mentorias do PTS estão sendo feitas pela internet. Já está prevista, inclusive, uma palestra totalmente online pelas redes sociais. É justamente por isso que ela participa do curso de restartse – maior programa de capacitação online para a nova economia e que é voltado à área de gerenciamento de crises.