Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

7/2/2012 - Sorocaba - SP

Empresária de Sorocaba é finalista do Prêmio Mulher de Negócios




da assessoria de imprensa

Região foi recordista com 55 inscritas; as vencedoras serão conhecidas no evento de premiação, na próxima quarta-feira (8), em São Paulo.

Na próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, o Sebrae-SP anunciará as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Mulher de Negócios. Elas sairão do grupo de 17 finalistas de várias regiões do Estado, entre elas a empresária de Sorocaba, Antonia Cristina Lara Pacheco. Nesta edição, foram 3.629 empresárias inscritas que compartilharam sua trajetória profissional de sucesso e submeteram sua gestão à avaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. No Estado de São Paulo foram 517 inscrições, sendo que região de Sorocaba foi a recordista com a participação de 55 empreendedoras.
Proprietária da empresa Portec, especializada em esquadrias de metal, Cristina ficou surpresa  por estar entre as finalistas. Ela conta que se inscreveu por acaso, ao ler uma reportagem sobre mulheres empreendedoras. “Fui incentivada e acabei me empolgando, acreditei que alguém estaria lendo a minha história”, diz. A empresária já está no ramo há 25 anos e hoje possui um negócio consolidado na fabricação de esquadrias de alumínio, portões, instalação de box e vidros temperados, automação e assistência técnica de portões automáticos.

O relato da empresária mostra que nada foi fácil. “Abrimos nosso negócio num espaço apertadíssimo, com apenas 9 metros quadrados. No começo tive muita dificuldade, pois a área de serralheria era muito praticada por homens e tive muito preconceito com os serralheiros que muitas vezes não aceitavam opiniões e não admitam serem cobrados por uma mulher, tendo como justificativa que mulher não entende de fabricação de portão”. Mas Cristina venceu todas as barreiras e hoje se sente gratificada e espera ser uma das vencedoras na categoria Pequenos Negócios. Independentemente do Prêmio, ela incentiva as mulheres empreendedoras e dá o seu recado: “É preciso perseverança todos os dias, é uma batalha e a mulher tem que se planejar, não dá para entrar de cabeça, pois se não der certo, vira frustração e não pode desistir no primeiro obstáculo. É preciso sonhar e ter um objetivo planejado”, afirma.

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas,  as empreendedoras da região de Sorocaba sempre tiveram uma participação destacada no Prêmio. Nos últimos três anos, a região teve diferentes empreendedoras entre as finalistas. Em 2008, Sandra de Freitas Borges, fundadora do Coeso (Centro de Orientação e Educação Social) ficou com a premiação na categoria Produção Formal, hoje denominada Negócios Coletivos. “Isso acaba motivando ainda mais as empresárias e levou a  região a ter um número recorde de inscrições”, avalia.    

Recorde


O número de mulheres inscritas nesta edição é um recorde desde 2004, quando teve início a premiação realizada pelo Sebrae, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Entre os dez Estados no ranking com maior número de inscrições, São Paulo ocupa a primeira posição, com 517 empresárias concorrendo ao prêmio. Em seguida está a Bahia (372), Rio Grande do Sul (371), Rio de Janeiro (348), Paraná (283), Pernambuco (191), Goiás (181), Maranhão (167), Mato Grosso (139) e Ceará (133). Já em comparação com 2010, Goiás foi o Estado que registrou o maior aumento na quantidade de inscritas: 129%. Na sequência estão Pernambuco, que teve um crescimento de 105%; Bahia, com 83%; Rio Grande do Sul, com 70%, e Minas Gerais, com 58%.

Voltado a empreendedoras brasileiras cujos negócios têm faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, o reconhecimento tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de empresárias, que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para outras mulheres que também anseiam ter sucesso profissional. As candidatas concorrem em duas categorias: Pequenos Negócios, para proprietárias de micro e pequenas empresas; e Negócios Coletivos, para mulheres que atuam em cooperativas e associações de produção formal, com geração de trabalho e renda. As 54 vencedoras das etapas estaduais recebem troféu, certificado, o selo da premiação e um curso de gestão, e participam da etapa nacional, que será realizada em Brasília, em março.

Serviço

Prêmio Mulher de Negócios – etapa estadual

Data: 8 de fevereiro

Horário: 20h

Local: Museu da Casa Brasileira, no Jardim Paulistano, São Paulo



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.