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6/10/2011 - Sorocaba - SP

Empres@Fácil facilitará alteração no cadastro de empresas




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O programa Empres@Fácil tornou Sorocaba uma referência em todo Brasil, por diminuir de mais de 150 dias para 2 o tempo médio de dias para a abertura de uma empresa na cidade, sem burocracia. Agora, a Prefeitura de Sorocaba se prepara para avançar em uma nova etapa do sistema que, além de agilizar o início das atividades de novos estabelecimentos, facilitará alterações cadastrais daquelas que já se encontram em funcionamento.

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Finanças (SEF), a cada mês, 500 novas empresas são abertas na cidade. Considerando apenas o horário comercial, é um tempo médio de duas novas empresas por hora em Sorocaba. Entretanto, quando uma empresa necessita promover alteração cadastral, o procedimento ainda é realizado de forma manual, o que demanda um prazo maior, devido à análise de documentações impressas.

Em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba (Sindcon), a SEF promoverá uma capacitação com profissionais do setor para a implantação desta nova etapa do Empres@Fácil. O sistema será apresentado na próxima quarta-feira (10), às 10h, no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista. Já o treinamento será realizado nos dias 11 e 14, das 9h às 12h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista).

O Empres@Fácil permitiu até mesmo a abertura de uma empresa em Sorocaba no prazo recorde de duas horas. Com a aprovação da consulta prévia do local e do nome empresarial pretendidos, o registro da nova empresa na Prefeitura é realizado automaticamente, após inscrição fiscal nos órgãos federal e estadual, permitindo mais rapidez aos procedimentos da SEF e da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehab).

Além de simplificar e desburocratizar a abertura de empresas, o sistema Empres@Fácil tem como objetivo alcançar a rapidez para o início da atividade, a eliminação da burocracia, a custo zero, a redução da informalidade, o aumento na geração de empregos e a atração de novas empresas para a cidade. Desde março de 2007, quando o sistema entrou em operação na Prefeitura de Sorocaba, já foram expedidas aproximadamente 39 mil Viabilidades Eletrônicas, com registro de 17 mil novas inscrições, numa média de 500 por mês.



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