11/11/2011 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Cerca de 100 representantes do comércio varejista e atacadista de carnes de Sorocaba participaram, na manhã desta quinta-feira (10), da reunião de apresentação e orientação sobre a aplicação das Boas Práticas nos Comércios Varejistas e Atacadistas de Carnes.
O encontro, organizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão da Vigilância Sanitária (Visa) da Área de Vigilância em Saúde, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), ocorreu no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura e visou também divulgar a Lei do S.I.M. (Sistema de Inspeção Municipal), aprovada em dezembro de 2010 e cujo decreto de regulamentação está sendo concluído.
"Queremos que os comerciantes e funcionários do comércio de carnes da cidade tenham a nossa Visa como parceira: nossos técnicos estarão sempre à disposição. A Prefeitura deve preservar a saúde a integridade dos sorocabanos e, por isso, promovemos este encontro para orientações e informações não só sobre as boas práticas de manipulação pelos estabelecimentos, mas sobre a Lei do S.I.M.", disse o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, que fez a abertura dos trabalhos.
Na avaliação da diretora da Visa, Consuelo Matiello, a adesão dos comerciantes do segmento foi satisfatória. "A maioria dos comerciantes que foi convocada esteve presente. Isso é muito positivo, porque poderão transmitir e multiplicar as informações que receberam. Além disso, este encontro mostrou aos participantes que, além do seu papel fiscalizador, a Visa tem também a função de informar, orientar, e proteger toda a sociedade", comenta.
Também estiveram presentes ao encontro a chefe da Visa, Eliane Martins Prestes Lungwtz e representantes do Legislativo, os vereadores Francisco Moko Yabiku e João Donizeti Silvestre.
Informações e orientações
Os participantes da reunião receberam uma cartilha sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação e também assistiram à explanação da bióloga da Visa, Juliana Dias Mome, sobre a legislação aplicada aos estabelecimentos deste segmento de alimentação. Ela explicou sobre o Código de Vigilância Sanitária aos açougues, casas de carnes e entrepostos.
O médico veterinário Rodrigo Teixeira falou sobre a Lei do S.I.M., do qual integra a equipe técnica. O Serviço de Inspeção Municipal foi criado para realizar prévia inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal e seus derivados, produzidos, manipulados, acondicionados e em trânsito no município de Sorocaba
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.