Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

5/6/2013 - Sorocaba - SP

Encontro esclareceu dúvidas das entidades sobre o funcionamento do Cartão Recomeço




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

"Se conseguirmos o apoio de vocês nesta parceria com o Governo do Estado, daremos mais um importante passo para minimizar esse problema em nosso município. Nós também aderimos ao Plano Crack, do Governo Federal, e uma ação vai complementar a outra, trabalhando em várias frentes, inclusive na prevenção", destacou Edith Di Giorgi, vice-prefeita de Sorocaba e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), durante encontro realizado nesta terça-feira (4), que reuniu as entidades interessadas em aderir ao programa Recomeço, destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos. O evento aconteceu na Secid e reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes de entidades e de outros municípios.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba e a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), do Governo do Estado de São Paulo, o objetivo do evento foi de apresentar o programa Recomeço e tirar as dúvidas das entidades de Sorocaba e região sobre o edital e como funcionará o programa.

De acordo com a Secid, quanto mais entidades credenciadas mais vagas o município terá para atender os dependentes químicos de Sorocaba. "A estimativa do Governo do Estado é de que tenhamos 300 vagas, mas tudo vai depender da adesão das entidades", declarou a vice-prefeita.

Adalberto da Silva de Jesus, diretor da Drads de Sorocaba, explicou que se atingir um número mínimo de adesão das entidades o programa deve começar em aproximadamente 60 dias em Sorocaba. "Mas tudo vai depender da adesão, se conseguirmos pelo menos 100 vagas para a cidade o programa já tem início em 60 dias", comentou.

Conforme o edital, podem participar organizações sem fins lucrativos de quatro modalidades: Comunidades Terapêuticas, Casa de Passagem, Moradia Assistida e República. Elas poderão credenciar-se para serviços de acolhimento social, ofertando vagas em modalidades que garantam ações de prevenção, reabilitação, reinserção social e ocupacional de usuários de substâncias psicoativas. O edital completo está publicado no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Para Regina Palombi, assistente administrativa do Grasa, a iniciativa é muito interessante. "A nossa intenção é de aderir ao Cartão Recomeço. Neste momento vou passar todas as informações que recebi hoje para a diretoria, mas a nossa ideia será de oferecer vagas femininas em nossa comunidade terapêutica", conta.

Atualmente, Sorocaba possui 85 vagas para internações voluntárias em comunidades terapêuticas, sendo 65 no Grasa (10 femininas - a partir de 14 anos; 25 jovens masculinos - 14 a 29 anos; e 30 adultos masculinos); e 20 na Lua Nova (20 vagas femininas - a partir de 14 anos).

Estavam presentes no encontro os vereadores Rodrigo Manga e Luís Santos. Entre as entidades participaram o Grasa, Lua Nova, Serviços de Obras Sociais (SOS), Acap e Associação Beneficente Lar Irmã Dolores.

 Sobre o programa 

Realizado pelo Governo do Estado e coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, da Justiça e Defesa da Cidadania e da Saúde, o Cartão Recomeço não será pago ao dependente ou a sua família, mas diretamente à entidade de tratamento por meio do cartão, que também servirá para controle de comparecimento ao tratamento. O valor disponibilizado pelo Governo do Estado será de R$ 1.350 por mês por paciente. A duração do benefício será de até 180 dias.

Segundo o programa, caberá ao município selecionar e encaminhar os pacientes às clínicas terapêuticas cadastradas e monitorá-los com uma periodicidade por meio da rede de Saúde Mental.

Inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões entre os 11 municípios, que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado por meio de edital. Além de Sorocaba, o benefício contemplará Diadema, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. Para a escolha dos municípios foram utilizados os critérios de tamanho da rede de referência em assistência social e saúde, além da localização nas regiões-polo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.