Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/11/2013 - Sorocaba - SP

Encontro visou à articulação da rede de atendimento à vítima de violência sexual




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho da Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizaram, na manhã desta sexta-feira (29), um encontro com a rede de atendimento à vítima de violência sexual para tratar da lei nº 12.845 de 01/08/2013, de autoria da deputada federal Iara Bernardi, que visa ao atendimento obrigatório, multidisciplinar, imediato e gratuito às vítimas de violência sexual. O evento foi realizado no auditório da Sedes e reuniu aproximadamente 40 pessoas, inclusive dos munícipios de Porto Feliz, Itu e Mairinque.

Realizado em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, lembrado na última segunda-feira (dia 25), o encontro teve como objetivo integrar e fortalecer as ações em Sorocaba. "Temos que saber o que o nosso município precisa para melhorar o atendimento às vítimas de violência sexual. Precisamos nos articular, ver quais são as nossas falhas e o que falta para melhorarmos o atendimento a essas mulheres. Hoje é um dia importante para a reorganização da nossa rede e inclusive saber mais detalhes sobre essa nova lei", declarou a vice-prefeita, Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

A programação contou com a participação da deputada federal Iara Bernardi, que lembrou a trajetória do movimento feminista na cidade. "Sorocaba tem uma história e eu como tantas outras mulheres que estão aqui hoje fizeram parte dessa trajetória", destacou. Ela também falou sobre as dificuldades de se aprovar essa lei no Congresso Federal. "Foram quase 10 anos até conseguir aprová-la. Agora temos que colocar em prática, antes era uma orientação, agora é lei", destacou.

Em seguida, Rosana Maria Paiva dos Anjos, coordenadora do Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Sexual do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), apresentou o roteiro de atendimento feito na unidade, que é referência para atendimento nesses casos. Por último, Bianca Bonassi Pichiguelli, psicóloga do Centro de Referência da Mulher (Cerem), fez uma análise psicológica do atendimento às vítimas.

Também participaram do evento a vereadora Neusa Maldonado, a presidente do Conselho da Mulher, Dagmar Rubiano Gomes, a delegada titular da Delegacia da Defesa da Mulher de Sorocaba (DDM), Ana Luíza Salomone, e a coordenadora do programa Carpe Diem, Márcia França.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.