Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2013 - Sorocaba - SP

Enfermeiros da rede pública se atualizam no tratamento de feridas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

Cerca de cem profissionais de Enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares, participaram na última quinta-feira (26), do curso de "Atualização em Tratamento de Feridas", promovido pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

O evento reuniu profissionais do atendimento especializado, realizado na Policlínica Municipal, e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto-Atendimento (PA) e do Serviço de Acamados no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger" e teve como palestrantes a Enfermeira Estomaterapeuta Liliana Leal, além de Susana Aron e Juliana Savoretto, ambas da representantes da Associação Brasileira de Estomaterapia (TiSOBEST). A abertura foi presidida pelo secretário da Saúde, Armando Raggio.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético da Policlínica, Uiara Kaizer, a proposta de descentralização desse tipo de serviço é uma das razões que levaram à realização do evento. Segundo disse, dos 418 pacientes acompanhados atualmente pelo serviço público, muitos passam pelas Unidades Básicas ou são assistidos pelo Acamados no cuidado das lesões.

Desta vez, a atualização primou pela apresentação teórica, com a apresentação das causas que levam ao desenvolvimento das feridas e ulcerações e as formas de tratamento, que exigem um conhecimento do todo de cada paciente. "Hoje, os métodos científicos para tratamento são de altíssima tecnologia, com coberturas caras, mas muito efetivas e nós temos isso aqui, à disposição dos pacientes", expôs.

A partir desta atualização, os profissionais de enfermagem têm a oportunidade de praticar o aprendizado no Ambulatório do Pé Diabético, de acordo com a disponibilidade de cada UBS. Além de tratamento e limpeza, o local oferece orientação de qualidade de vida e de cuidados com o paciente em casa. Segundo Uiara, as causas mais comuns para o desenvolvimento desses quadros são o sedentarismo, o tabagismo que afetam diretamente o sistema circulatório, as doenças crônicas e a obesidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.