Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/5/2013 - Sorocaba - SP

Entidades interessadas em aderir ao Cartão Recomeço devem comparecer na Cidadania na 3ª feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na próxima terça-feira (dia 4), às 14h, será realizada uma apresentação do programa Recomeço às entidades interessadas em aderir a esta iniciativa destinada à recuperação voluntária de dependentes químicos de crack no Estado de São Paulo. O encontro acontecerá no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid), localizado na rua Santa Cruz, 116, no Centro.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES), o objetivo do evento será de apresentar o programa Recomeço e tirar as dúvidas das entidades de Sorocaba e região sobre o edital e como funcionará o programa.

"A ideia será de explicar a essas entidades como vai funcionar o programa e sanar as principais dúvidas. E é muito importante que essas organizações compareçam ao evento, pois quanto mais entidades credenciadas tivermos, mais vagas teremos para atender os dependentes químicos do nosso município", explica Gisele Varella Furlan, coordenadora da Política Municipal sobre Drogas de Sorocaba – Programa Entre Nós.

De acordo com a Secid, podem participar organizações sem fins lucrativos de quatro modalidades: Comunidades Terapêuticas, Casa de Passagem, Moradia Assistida e República. Elas poderão credenciar-se para serviços de acolhimento social, ofertando vagas em modalidades que garantam ações de prevenção, reabilitação, reinserção social e ocupacional de usuários de substâncias psicoativas.

O edital completo está publicado no site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 3219.1920.

Sobre o programa

 Realizado pelo Governo do Estado e coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, da Justiça e Defesa da Cidadania e da Saúde, o Cartão Recomeço não será pago ao dependente ou à sua família, mas diretamente à entidade de tratamento por meio do cartão, que também servirá para controle de comparecimento ao tratamento. O valor disponibilizado pelo Governo do Estado será de R$ 1.350 por mês por paciente. A duração do benefício será de até 180 dias.

Segundo o programa, caberá ao município selecionar e encaminhar os pacientes às clínicas terapêuticas cadastradas e monitorá-los com uma periodicidade por meio da rede de Saúde Mental.

Inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões entre os 11 municípios, que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado por meio de edital, que será publicado na próxima semana. Ainda não foi definido o número de vagas para cada cidade.

Além de Sorocaba, o benefício contemplará Diadema, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. Para a escolha dos municípios foram utilizados os critérios de tamanho da rede de referência em assistência social e saúde, além da localização nas regiões-polo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.