15/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
De forma itinerante, a unidade móvel atende atualmente seis bairros da cidade: Ana Paula Eleutério, Vila Helena, Vitória Régia, Vila Sabiá, Brigadeiro Tobias e Jardim Ipiranga.
Nesta semana, uma equipe da Secretaria da Saúde de Jundiaí esteve em Sorocaba para conhecer o Consultório na Rua. Promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), o projeto integra a Política Municipal Sobre Drogas de Sorocaba - Programa Entre Nós. Pela manhã, o encontro ocorreu na sede da Secretaria da Cidadania (Secid), onde foram tiradas as principais dúvidas sobre a implantação do programa. Já à tarde, a equipe foi conhecer o atendimento realizado no bairro Ana Paula Eleutério.
De acordo com Márcia de Ataíde do Paço, psiquiatra do Caps Adulto de Jundiaí, a ideia foi conhecer o trabalho realizado na cidade de Sorocaba para implantar o Consultório na Rua em Jundiaí. "Já recebemos verba do Governo Federal e temos veículo, mas estamos com algumas dificuldades para a implantação desse programa em nosso município e como Sorocaba já tem experiência no assunto viemos conhecer", comentou.
Trata-se de uma unidade móvel que percorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, seis bairros da cidade: Conjunto Ana Paula Eleutério, Vila Helena, Vitória Régia, Vila Sabiá, Brigadeiro Tobias e Jardim Ipiranga. Além disso, cada bairro recebe, uma vez por semana, uma tenda com as equipes de redutores de danos e dos educadores sociais. Em 2012, foram 3.091 atendimentos realizados.
O Consultório na Rua é uma estratégia de ampliação do acolhimento e acesso para usuários de drogas em situação de vulnerabilidade social. A unidade realiza uma rotina de atividades e intervenções psicossociais e educativas na rua, junto aos usuários de drogas. Já os redutores de danos têm como principal tarefa desenvolver as atividades de acolhida e de informação a usuários de drogas.
Uma unidade móvel leva uma equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicólogo, médico, educador social e redutor de danos, até as comunidades para oferecer aos usuários de drogas os cuidados básicos e orientações sobre tratamentos, além de tentar buscar a adesão deles ao tratamento no sistema de saúde.
Durante a permanência das equipes nesses bairros, os agentes conhecem as demandas, comportamentos e propostas da população. Além disso, as instituições e grupos comunitários fazem o acompanhamento integrado dos casos, ampliando a possibilidade de sucesso e diminuindo, assim, a resistência dos usuários.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.