Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

21/10/2013 - Sorocaba - SP

Estado vai abrir 59 mil vagas em concurso na Educação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Representantes de nove municípios da região se encontraram, na tarde desta sexta-feira (18), com o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, no gabinete do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio. Na pauta, a construção de uma política educacional para São Paulo e os investimentos de R$ 267 milhões na estrutura escolar da região que envolve 53 cidades das administrações regionais de Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, São Roque, Sorocaba e Votorantim.

Prestigiado pelos secretários da Educação, José Simões de Almeida Junior, de Obras, Toni Silveira, de Governo, João Leandro da Costa Filho e de Fazenda, Aurílio Caiado, além do chefe de Gabinete do Executivo, Rodrigo Maldonado, o professor Herman anunciou um concurso que deverá abrir 59 mil vagas para professores e diretores de escola visando melhorar o atendimento na área da Educação.

Segundo o secretário do governo Alckmin, além disso, as ações que envolvem a melhoria nos serviços prestados passam, necessariamente, por uma revisão do modelo educacional. O que inclui, a integração de profissionais da Saúde no sistema. "A Educação precisa de psicólogos, psicopedagogos, de terapeutas ocupacionais no ambiente escolar, tanto para cuidar do funcionário, do professor, quanto para cuidar do estudante". Para ele, a Gestão Pedagógica está atrelada a um novo olhar sobre a presença do professor em sala de aula, já que, além de crianças especiais no ambiente, também os estudantes apresentam desvio de valores morais, os jovens estão mais críticos e se posicionam mais efetivamente. "O professor deixou de ser o detentor da informação. Hoje, ela está em todos os cantos. O papel do professor, neste momento em que vivemos, é o de orientador", comentou, justificando que São Paulo precisa estar preparado para essa nova realidade.

Anfitrião do encontro, Pannunzio elogiou a postura do secretário e fez um pedido. Aproveitando a fala de Herman Voordwald sobre a proposta de instituição do Ensino Médio Integral, num modelo que permita ao aluno estar na escola ou , à parte dela, se manter ocupado na formação educacional,  o prefeito solicitou a vinda do programa "Vencer" para Sorocaba. Nele, os estudantes do ensino médico unem o currículo convencional ao ensino técnico, garantindo a profissionalização e maiores chances de adentrar ao mercado de trabalho.

Receptivo, Herman disse que é uma questão de se discutir o assunto e ajustar as ações para que a cidade possa contar com o modelo.

Durante o encontro que contou com a participação de prefeitos de Coronel Macedo, Piedade, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itaporanga, Araçariguama e Capela do Alto, além dos vices-prefeitos de Boituva e Porto Feliz, foram reafirmados convênios com Araçoiaba e Boituva. Também estiveram presentes ao encontro, o presidente da Fundação de Desenvolvimento Educacional, Barjas Negri e o Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, José Afonso Carigio.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.