23/2/2016 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba recebeu nesta segunda-feira (dia 22) a inscrição de 320 estudantes de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Pedagogia e Geografia interessados no programa de estágio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A inscrição foi realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
Os futuros estagiários atuarão no Programa “Parques Ecológicos Educadores”, realizado pela Sema em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). O foco das atividades será a promoção de ações e projetos de educação ambiental em diversos espaços da cidade voltados à sensibilização da população para as questões socioambientais locais e globais.
Atualmente existem 26 vagas para estágio na Secretaria do Meio Ambiente, sendo que neste momento duas vagas estão abertas. O chamamento dos novos estagiários se dará à medida que as vagas forem surgindo, de acordo com as finalizações e rescisões de contratos de estagiários que já atuam no programa de estágio da Secretaria do Meio Ambiente. O processo seletivo terá validade de um ano.
De acordo com a Sema, o estágio tem carga horária de 25 horas semanais, com uma bolsa-auxílio de R$ 550 e auxílio-transporte de R$ 128.
Apresentação do programa
Inicialmente a equipe da Secretaria do Meio Ambiente falou sobre a estrutura do órgão municipal e sobre as ações realizadas pela equipe da área de Educação Ambiental em cada um dos parques ecológicos (Parque da Biquinha, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”) e no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba).
“No Parque Natural ‘Chico Mendes’ trabalhamos fortemente a questão da flora e da agroecologia”, explica Aldo Bittencourt, chefe da Seção de Parques da Secretaria do Meio Ambiente. Entre as ações estão a Feira de Transição Agroecológica e Orgânica, realizada aos sábados, e a doação permanente de mudas de árvores nativas e frutíferas do viveiro do “Chico Mendes”.
A equipe da Sema também abordou as ações de interação social, como a Cisea (Comissão Intersetorial de Educação Ambiental), criada com a finalidade de promover a discussão, elaboração, acompanhamento, avaliação e implementação da Política Municipal e do Programa Municipal de Educação Ambiental; o Coletivo Ambiental de Aparecidinha, os plantios sociais e eventos em datas alusivas ao meio ambiente, entre outras.
Após a apresentação das ações, os candidatos interessados na vaga preencheram uma ficha de inscrição, descrevendo inclusive uma proposta de atividade de educação ambiental. Todos foram informados acerca do dia e horário da avaliação do processo seletivo.
A prova ocorrerá nesta quinta e sexta-feira (dias 25 e 26) no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), localizado na Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, 119, no Jardim Faculdade. Após a avaliação, os candidatos melhor classificados, com nota superior a 5, serão chamados para dinâmicas e entrevistas na Secretaria do Meio Ambiente.
Os candidatos
Uma das interessadas na vaga de estágio foi Juliana Danelon Nunes, de 32 anos, aluna do 3º ano de Geografia da UFSCar Sorocaba. Natural de Bauru, ela está há seis meses morando na cidade, na Vila Assis, e à procura de emprego. “Eu achei ótima esta vaga de estágio, gostei bastante. Já tenho interesse nesta área e ano passado até fui à Secretaria do Meio Ambiente para saber mais sobre plantio de árvores, pois estava envolvido num projeto com este tema, junto à universidade”, conta.
Quem também se candidatou foi Marta Maria Aparecida Langner Pellizzari, de 52 anos, estudante do 5º semestre de Pedagogia, na Faculdade Anhanguera. Dona Marta já trabalhou em lojas e supermercado e, hoje, está interessada em aprender e ganhar experiência na Secretaria do Meio Ambiente. “Vai ser bom, pois vou aprender mais sobre meio ambiente e vou poder trabalhar sobre este assunto com os meus futuros alunos. É muito importante trabalhar sobre a importância de preservar o nosso planeta com as crianças”, comenta.
Uma das estagiárias da Secretaria do Meio Ambiente é Dayane Russi, de 25 anos, que acompanhou e ajudou na realização da inscrição dos candidatos. Ela está no 5º semestre de Ciências Biológicas da UFSCar e completa, no mês de março, um ano de estágio na Prefeitura de Sorocaba. Em seu primeiro “trabalho” na área, ela já passou pelo Parque da Biquinha e agora atua na própria secretaria. “Adoro o estágio. Através dele conheci o trabalho realizado pela Prefeitura, conheci Sorocaba e o quanto é forte o trabalho de Educação Ambiental realizado aqui. Além disso, tive contato com pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, além de aprender a organizar eventos e cursos de férias. Está sendo tudo muito bacana, a experiência que ganhei é incrível”, declara a universitária.
A Secretaria do Meio Ambiente está localizada na Rua Campos Salles, 850, na Vila Assis. Mais informações pelo telefone (15) 3219.2280.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.