6/12/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Mais de mil pessoas passaram pela Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, entre 9h e 16h desta terça-feira (4), e participaram do evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Esta atividade deveria ocorrer no dia 13 do mês passado, mas foi adiada devido à previsão de chuva forte naquela data.
Foram realizados 804 testes de glicemia, além de 712 exames de aferição da pressão arterial e 701 medidas da circunferência abdominal. Além disso, várias pessoas passaram por exames de saúde bucal, triagem respiratória e aproveitaram para cortar o cabelo, tudo de graça. O público também recebeu orientações sobre a prevenção e diagnóstico da doença e informações de vários programas e ações da SES.
Célia Souza, 53 anos, foi pagar contas no Centro e aproveitou para cuidar da saúde na praça. "Eu sempre quis participar deste tipo de evento e hoje deu certo. Ainda bem que os resultados meus exames foram satisfatórios, fiquei tranquila", comentou.
Programas e ações permanentes
A Secretaria da Saúde mantém programas e ações durante o ano todo, para orientação, prevenção e controle do diabetes, oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal de Especialidades. São eles:
Programa de Hipertensão e Diabetes: Os pacientes são atendidos de acordo com a classificação de risco que vai de um a quatro (1 a 4), segundo a gravidade da doença, fazendo parte de trabalhos educativos em grupo, com temas específicos referentes à doença e ao funcionamento do programa; alimentação adequada; atividade física; uso correto da medicação, saúde bucal, cuidados com os pés, identificação de sinais e sintomas alarmantes, entre outros.
Os grupos são conduzidos por profissionais médicos e de enfermagem. Também acontecem os atendimentos individuais, realizados pelo auxiliar/técnico de enfermagem, enfermeiro e médico, oportunamente agendados de acordo com cronograma proposto pelo risco, com o objetivo de superar individualmente as dificuldades do tratamento. Os pacientes inscritos no programa, recebem os medicamentos e insumos necessários ao tratamento.
Programa de Insumos para Diabéticos: Destinado a pacientes que necessitam de insulina, bem como, de material de controle glicêmico (tiras reagentes, lancetas, glicosímetro).
Projeto Caminhada: Incentiva a atividade física na prevenção e controle das doenças crônicas e na mudança no estilo de vida, com enfoque no combate ao sedentarismo e redução de peso corporal.
Ambulatório do Pé Diabético: Serviço especializado localizado na Policlínica Municipal de Especialidades, para onde os pacientes da Atenção Básica são encaminhados, a partir de um protocolo, que indica as condições de risco de lesões dos pés e membros inferiores. Conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de enfermagem, médicos vasculares, estagiários do curso de Nutrição através de convênio com faculdades e estagiários de podologia. Além disso, na Policlínica são oferecidas diversas especialidades médicas como: endócrinos, nefrologista, vasculares, cardiologistas dentre outros, que atendem os pacientes referenciados a partir das UBSs, que precisam ser diferencialmente acompanhados.
Projeto de Prevenção da Doença Renal: Com foco nos pacientes da rede básica que apresentem quaisquer indicativos de lesão renal, referenciando-os à Policlínica Municipal.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.