O encontro, que aconteceu no auditório do Bloco F da Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”, da Uniso, foi dirigido a profissionais e estudantes da área e teve o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Regional Campinas, do curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso) e Associação dos Profissionais de Enfermagem do Município de Sorocaba (Apems).
Ao abrir oficialmente o evento, o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, disse que “o cuidar bem, principal atribuição do profissional de enfermagem, prolonga a expectativa de uma vida longa e feliz”. Também fizeram parte da mesa de abertura Eliete Maria Silva, representando a ABEn – Regional Campinas; Míriam Sanches, coordenadora do curso de Enfermagem da Uniso; Alexandro Pereira da Silva, presidente da Apems e Odair Nelson da Veiga, representando a Área de Educação em Saúde da SES.
O encontro contou com a presença da enfermeira Maria Manuela Frederico Ferreira, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal, que proferiu a palestra “Enfermeiros: a força para mudança, um recurso vital para a saúde”. Ela destacou o valor primordial que a enfermagem tem nos cuidados em saúde e provocou os presentes: “somos nós, enfermeiros, que temos de mostrar este valor”.
Manuela falou, ainda, que uma sociedade só é rica e tem qualidade de vida se os indicadores de saúde forem satisfatórios. E mais uma vez, enalteceu o papel dos enfermeiros na construção desta sociedade.
Após a palestra da enfermeira lusitana, foi a vez da enfermeira gerontóloga, mestre em Saúde Pública, professora Nádia Placideli, falar sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do qual é consultora. Em seguida, uma mesa redonda discutiu o tema “Ressignificação do papel do Responsável Técnico e suas implicações para a equipe de enfermagem”.
Visitas
A poucos dias de embarcar para Portugal, a convite do Ministério da Educação e Ciência daquele país, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio recepcionou Maria Manuela em seu gabinete. A enfermeira portuguesa fez questão de conhecer o funcionamento da Rede de Atenção Básica da cidade e visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Sabiá.
Acompanharam a visita a diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, Eliete Maria Silva, da ABEn – Regional Campinas e a professora Dalvani Marques, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).