20/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
No local também serão doadas mudas de árvores para a população.
As pessoas que passarem pela praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, nesta quarta-feira (20), das 9h às 16h, poderão conferir a exposição "Biodiversidade do rio Sorocaba" e também adquirir gratuitamente mudas de árvores nativas no local. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação da Semana do Rio Sorocaba e do Dia Mundial da Água.
Essa ação está embasada no programa Cidades Sustentáveis, com o objetivo de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade das cidades, bem como a importância das ações individuais de cada cidadão, que por suas atitudes, podem agir positivamente e promover o aumento da biodiversidade em espaços urbanos e evitar maus-tratos aos animais silvestres.
A exposição irá destacar exemplares taxidermizados da fauna encontrada na região, especificamente nas áreas próximas ao rio Sorocaba. A grande atração será o jacaré-do-papo-amarelo. Ele vivia nas águas do rio Sorocaba e foi morto por um morador de rua, em março do ano passado, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio. O réptil, um macho adulto de 1,72m de comprimento, foi taxidermizado e hoje é utilizado em ações de educação ambiental da administração.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, também estarão expostos diversos animais como o ratão-do-banhado, cotia, gambá, garça, socó, lontra, irerê, urubu, colhereiro e martim-pescador. Também estarão expostas espécies vegetais do Cerrado, como a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, araticum, gabiroba, embira-do-cerrado, araçá vermelho e amarelo, ipês de diversas cores, pitanga, angico, entre outras.
"As diversas ações de plantio social, como o Megaplantio e Megaplantio Escolar, assim como a criação do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade, contribuíram bastante para o retorno de diversas espécies para o nosso rio e para outras áreas verdes a ele conectadas", explica a secretária Jussara de Lima Carvalho. "Essa sensibilização da população frente a essas questões é importante já que, felizmente, diversos exemplares de animais silvestres têm sido avistados em nosso perímetro urbano", completa.
Já as mudas disponíveis para doação serão de espécies nativas, adequadas para o plantio em calçadas. Os munícipes poderão retirar as mudas, após o preenchimento do termo de doação e uma breve explicação sobre os cuidados no plantio.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.