13/2/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Não foi pela participação popular, mas foi pelo julgamento oficial, técnico, que o filme "Anistia", produzido e estrelado por professores e alunos da Escola Municipal "Leonor Pinto Thomaz", foi escolhido o melhor trabalho do 2°Concurso de Curta Documentário Sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Deputados e do Senado.
Depois de concorrer com outros 34 vídeos criados por estudantes de todo país, a obra sorocabana tornou-se o representante da região Sudeste do Brasil. A premiação acontece no próximo mês, em Brasília-DF e, além de ter custeadas as despesas com a viagem de dois representantes à capital brasileira, a escola ganhará dois tablets.
No filme, de quase cinco minutos, mulheres que marcaram a história da humanidade desde sempre – Eva, Maria Madalena, Joana D'Arc, Olga Benário, Pagu e Angela Diniz, entre outras – retratam a opressão e a violência com que foram tratadas. Ao mesmo tempo em que discute o assunto em épocas distintas, a história mostra adolescentes, jovens e mulheres em situações muito atuais, numa representação da dura e triste realidade que bate à porta das pessoas com uma frequência quase que assustadora.
A produção do curta envolveu muitas discussões entre os estudantes e muita pesquisa de época, para entendimento, inclusive, do funcionamento das respectivas sociedades.
Segundo a professora de História, Milene Martinez, essas discussões acerca de questões cotidianas no ambiente escolar são uma prática constante e o resultado disso é a formação de jovens muito mais conscientes de suas responsabilidades e de seus direitos. E isso ficou patente no roteiro e narrativa do vídeo, onde a crítica ganhou uma enorme força com o uso de acessórios e falas bem marcadas.
Participaram do curta os estudantes Renata Marques, Gabriela Campos, Beatriz Cassar, Arthur Cassar, Grazi Mariano, Matheus Beluzzi, Matheus Barbosa, Carol Souza, Raffaela Cutschera, Jéssica Vendramini orientados professoras Milene Martinez e Eliane Shimomura, de História, e Renata do Monte Vecina, de Língua Portuguesa. No filme ainda faz uma participação especial a professora de Língua Portuguesa da "Leonor Pinto Thomaz", Carmem Castilho. "Estamos muito felizes. Nosso trabalho foi reconhecido", comentou Milene.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.