Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

1/2/2013 - Sorocaba - SP

Fiscalização vai às casas noturnas a partir desta quinta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), por meio do setor de Fiscalização e da Guarda Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros começam na noite desta quinta-feira (31) a fiscalização de casas noturnas da cidade.

A decisão foi tomada pela manhã num encontro que reuniu o titular da Sesco, Roberto Montgomery Soares, o comandante do Corpo de Bombeiros, o major Augusto Galvão, o capitão Roberto Elias, o comandante da GCM, Benedito Zanin e o chefe da Fiscalização, Rubens Costa Junior, num trabalho de planejamento das ações que visam a identificar problemas de ordem administrativa e de segurança em discotecas, casas de show, salão de festas, bufês e clubes.

Um levantamento realizado pelos bombeiros atualizou o número de estabelecimentos desta natureza, apontando que Sorocaba possui 76 imóveis registrados. Desses, 29 não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que trata, justamente, da segurança no funcionamento dos espaços. Anteriormente, a Fiscalização da Sesco havia identificado 39 casas noturnas, cinco das quais não teriam inscrição municipal.

Com base nesses dados, a fiscalização vai priorizar esses locais e os pontos de maior concentração de público aos finais de semana. "Devemos aproveitar esse momento para colocar tudo em ordem", disse o comandante dos Bombeiros, referindo-se a uma atuação assertiva em consonância, inclusive, com determinação do governador Geraldo Alckmin que estabeleceu esta semana a ação "Prevenção Máxima" junto a casa noturnas.

Da parte da Prefeitura serão avaliadas as documentações de licenciamento para funcionamento e do Bombeiros, o trabalho leva em consideração desde a capacidade de lotação à disposição de mobiliários em pontos de escape, por exemplo. Cabe aos bombeiros checar, também, a distribuição de equipamentos de segurança como extintores e a disposição de portas e janelas, segundo a função do estabelecimento.

A força-tarefa, composta por fiscais de obras e de atividades, Guardas Municipais, técnicos do Corpo de Bombeiros se concentra a partir das 19h30 na rua Pernambuco, 100 para uma preleção junto aos agentes. Em seguida, o grupo sai para vistoriar pelo menos seis unidades nesta quinta-feira (31).

O trabalho, porém, vai exigir que o grupo atue durante todo o mês de fevereiro. De acordo com Roberto Montgomery, o trabalho será minucioso. "Nosso dever é assegurar que as casas noturnas, os locais de grande aglomeração funcionem garantindo a segurança das pessoas", reiterou.

Assim, o secretário de Segurança disse que na próxima semana deverão ser visitados aqueles espaços onde acontecem as festas e bailes de carnaval. A ideia de Montgomery é contar, também, com o apoio da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal da Saúde para fechar o cerco em todos os sentidos. "Vamos usar o rigor da lei. Não há uma caça às bruxas, mas não podemos permitir que irregularidades ponham em risco quem sai de casa para se divertir", assegurou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.