Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

25/10/2011 - Sorocaba - SP

Fotos | Tour do Brasil | Sorocaba Pode Ter o Campeão da Volta Ciclística de São Paulo




do site Sorocaba Esportes

Na penúltima etapa da Volta Ciclística Internacional de São Paulo, o atleta José Eriberto (foto), da equipe da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba, conseguiu se manter na liderança da competição, conquistada desde a segunda etapa, apesar da acirrada marcação de seus principais adversários. A equipe de Pinda atacou o tempo inteiro tentando evitar a fuga de Eriberto e proteger o seu atleta Flávio Cardoso dos Santos, o segundo colocado na classificação geral, com apenas 42 segundos de diferença. Eriberto chegou em sexto lugar, um posto à frente de Flávio, o sétimo classificado. O vencedor dessa etapa foi o atleta de Santos, Diego Ares; o vice-campeão foi o equatoriano Jorge Montenegro; o terceiro foi Alan Maniezzo, de Assis. Em quarto lugar chegou o também equatoriano Cleber Cuasquer e em quinto, Tiago Fiorilli, de Pindamonhangaba. Diego Ares fez por merecer o título de o novo rei da montanha da competição, e usará a camisa azul neste domingo, na última etapa. “Meu objetivo sempre é vencer a Volta, mas o Eriberto e o Baiano saíram muito na frente logo nas primeiras etapas”, desabafou o santista, que subiu da 10a para a quarta posição no geral. “Estou contente por poder disputar o terceiro lugar, mas principalmente por vencer em Campos. Chegar aqui em cima em primeiro é tudo o que eu sonhei na minha vida”. Com o resultado deste sábado, o Equador sobe da décima para a quinta posição por equipes. Pindamonhangaba segue liderando, com 7min59 sobre São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana. O time de Sorocaba, que admitiu na sexta-feira ter desistido da disputa por equipes para focar no atleta José Eriberto, está em terceiro, 9min56s atrás de Pindamonhangaba. No entanto todos os olhos estavam voltados para a disputa entre os dois principais concorrentes ao título de campeão do Tour do Brasil, José Eriberto, da Padaria Real/Calói/Céu Azul Alimentos/Sorocaba e Flávio Santos, o Baiano, da Funvic/Pindamonhangaba. Os dois chegaram com o mesmo tempo, Eriberto em quinto e Baiano em sexto. Com isso, Eriberto leva sua vantagem de 42 segundos para a última etapa, um rápido trecho de 66 quilômetros, entre Jundiaí e São Paulo, e já comemora. “Ganhar a Volta era um sonho. Eu tenho de agradecer a várias pessoas, mas dedico esse título ao Edgardo (Simon, técnico e companheiro de equipe)”, falou Eriberto muito emocionado após a prova.


Espírito esportivo

Um dos nomes que o virtual campeão da prova citou foi o de seu adversário. “O Baiano merece toda minha admiração. Na subida final, eu me envolvi em um acidente e ele esperou que eu me levantasse para não levar vantagem pela minha queda”, revelou. Esperar um adversário caído ou com problemas faz parte de um código de ética não-escrito dos ciclistas, mas isso nem sempre é seguido à risca. Mesmo sabendo que isso pode ter custado a chance de brigar pelo título, o técnico de Pindamonhangaba, Benedito Tadeu, o Kid, concorda com a atitude de seu atleta. “Foi muito nobre do baiano. Temos de lembrar que na segunda etapa ele estava junto com Eriberto quando furou duas vezes o pneu. Na primeira, o Eriberto esperou, na segunda, não”. O próprio Baiano também não se arrepende de ter esperado. “O líder caiu, minha obrigação era esperar. É uma questão ética. Depois eu tentei atacar, mas ele pedalou forte e chegou junto comigo. A disputa foi em cima da bicicleta”. “Esse é o jeito certo de se ganhar e se perder”, diz o técnico Kid. “O Baiano provou que é um grande atleta e um grande esportista. Se o pneu dele não tivesse furado pela segunda vez, ele seria o campeão dessa Volta”, sentenciou. A última etapa da competição será realizada neste domingo, com os atletas partindo de Jundiaí às 7h30, com previsão de chegada em São Paulo às 8h35. “Vamos continuar focados na estratégia de proteger o Eriberto e marcar em cima o seu principal adversário, Flávio Cardoso, de Pinda. Nosso objetivo é de fazer Eriberto o campeão dessa Volta”, declarou Simon. A equipe de Sorocaba é mantida pela Padaria Real, patrocinada pela Céu Azul Alimentos e Caloi, fabricante de bicicletas. É apoiada pela Prefeitura de Sorocaba, Academia Training Center e Shimano, multinacional produtora de componentes para bicicletas.
Resultados da 7ª etapa | Pindamonhangaba/Campos do Jordão – 53,2km | média de 31,182km/h

Individual

1- Diego Ares (Memorial/Santos/Giant) – 1h42min22s (10 segundos de bonificação)
2- Jorge Montenegro (Panavial/Equador) – a 8s (6 segundos de bonificação)
3- Alan Maniezzo (Altolim/Assis/Amea) – a 10s (4 segundos de bonificação)
4- Cleber Cuasquer (Panavial/Equador) – a 10s
5- Tiago Fiorilli (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 14s
6- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – a 36s

7- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 36s
Classificação geral – após sete etapas

Individual
1- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – 21h27min43s

2- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 42s
3- Tiago Fiorilli ((Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 3min21s
4- Diego Ares (Memorial/Santos/Giant) – a 3min31s
5- André Pulini (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) – a 4min11s
6- Elton Silva (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) – a 4min19s
7- Willian Chiarello (Velo/Seme Rio Claro) – a 4min51
8- Cleberson Weber (DataRo/Foz do Iguaçu) – a 5min12
9- Antonio Nascimento (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 5min14s
10- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – a 5min39s

Por Equipes

1- Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – 64h29min26s
2- São Lucas Sa&uacut



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.