Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

25/2/2014 - Sorocaba - SP

Fundo Social presta contas de trabalho e apresenta projetos para este ano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Entidades assistenciais e artesãos do município participaram nesta segunda-feira (24), no Salão de Vidro do Paço Municipal, de um encontro de prestação de contas das ações desenvolvidas no ano passado pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS).

Ao mesmo tempo em que apresentou os resultados do trabalho desenvolvido junto às instituições e aos artesãos, a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, fez uma projeção daquilo que será desenvolvido em 2014, pedindo que as parcerias se mantenham por meio das contribuições de ideias, de propostas e até mesmo de críticas.

"Queremos ouvir o que vocês têm a dizer sobre o nosso trabalho na busca por um melhor desempenho, mas, mais do que tudo, dando transparência ás nossas ações", explicou.

Começando pela organização do Casamento Comunitário em 2013, passando pela Campanha do Agasalho e chegando ao Natal Dourado, Maria Inês ressaltou a importância da participação de diversos segmentos sociais na realização dos projetos e elogiou a iniciativa de diversas entidades no desenvolvimento de suas potencialidades.

Neste sentido, anunciou a intenção em priorizar e fomentar as parcerias com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FSSSP), com vistas à qualificação de multiplicadores de projetos de geração de renda; como é o caso da Padaria Artesanal, da Escola de Moda e Horta Educativa.  

Maria Inês também falou dos programas desenvolvidos na cidade, como o Metarreciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que ensina a reciclar e reaproveitar computadores que se transformam em novos equipamentos e são doados às instituições assistidas pelo FSS. "Entregamos 100 kits no ano, beneficiando 34 entidades parcerias", comentou, ou os cursos de Fotografia, Garçom e Corte de Cabelo, da Uniso.

Qualificação e inclusão

Aos artesãos, Maria Inês Pannunzio apresentou a proposta de desenvolvimento de parceria, por meio do projeto 'Viver Arte', de um "Mercado de Arte". A ideia consiste na instalação de quiosques de venda de produtos confeccionados pelos artistas locais, seguindo as tendências e as características de cada região de localização dos shoppings centers.

Tendo como uma de seus eixos de atuação o investimento na qualidade artística e na criatividade dos artesãos de Sorocaba, organizando e oferecendo cursos, palestras e consultorias, o Fundo Social quer possibilitar o aprimoramento das técnicas artesanais atribuindo mais contemporaneidade e qualidade aos trabalhos.

Isso vem ao encontro de outra proposta que a de valorização do artesão e do artesanato local que, inovando em suas ações, no ano passado, entregou a quase 5 mil crianças atendidas pelo "Natal Dourado" apenas brinquedos artesanais. "Lançamos o desafio da confecção de peças atraentes, duráveis e, principalmente, educativas e, para nossa satisfação, o resultado foi maravilhoso", enalteceu, dizendo que as primeiras tratativas na execução das parcerias já estão acontecendo.

Outra proposta defendida pelo FSS e que deverá vir para Sorocaba, numa parceria com o órgão paulistano, é o Desfile de Moda Inclusiva. Aqui, alunos de Moda de uma universidade da capital criam roupas adequadas ao cotidiano das pessoas portadoras de deficiência e promovem um desfile. A diferença, porém, não está na indumentária exclusiva para este público.

Em sua concepção, a ideia visa expandir os horizontes do público ao perceber que a mesma roupagem também pode ser utilizada por pessoas sem qualquer deficiência física.

"Pelo projeto, a pessoa portadora de deficiência entra na passarela ao lado de alguém de sua convivência, mãe, namorada, filho, vestindo a mesma roupa. É maravilhoso, porque demonstra que qualquer pessoa pode ter acesso ao conforto e à facilidade de uso da roupa, sem perder a elegância e o bom gosto", disse.

Para Maria Inês, agora é o momento de continuar a trabalhar e, assim como no ano passado, obter sucesso e maior efetividade nas ações que o Fundo Social desenvolve.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.