17/4/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um dos mais importantes patrimônios históricos de Sorocaba, o casarão pertenceu a Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e é o registro permanente da importância do Tropeirismo
O Casarão de Brigadeiro Tobias abrirá as suas portas, na manhã desta quarta-feira (17), para a visita de cerca de 40 idosos participantes do "Zoo Cidade". Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), a atividade de Educação Ambiental é gratuita e acontecerá das 9h às 12h.
O "Zoo Cidade" tem como objetivo apresentar a biodiversidade local e os desafios ambientais de Sorocaba relacionados a sua conservação. Até sexta-feira (19), o grupo da melhor idade aprenderá mais sobre os animais que hoje estão retornando à cidade, devido à melhoria do meio ambiente, seja nas áreas verdes e também nos corpos d'água.
No Casarão de Brigadeiro Tobias, eles aprenderão mais um pouco sobre a biodiversidade local e os desafios ambientais da cidade relacionado a sua conservação. Brigadeiro Tobias é um bairro rural, com uma grande cobertura vegetal e rico em biodiversidade. Na região do Casarão, a população pode avistar aves diversas (sanhaço, bem-te-vi, urutau, carcará), mamíferos (cachorro do mato, coruja, ouriço), répteis (jararaca, urutu cruzeiro) e anfíbios (sapos e rãs).
Durante a visita, o grupo participará de um bate-papo sobre o Casarão de Brigadeiro Tobias, com a historiadora Sonia Nanci Paes. No local, eles também vão aprender mais um pouco sobre a história da cidade relacionada ao tropeirismo e a relação deles com o meio ambiente de Sorocaba, com o tropeiro e pesquisador Álvaro Augusto Antunes.
Construído em 1780 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo, o Casarão de Brigadeiro Tobias é o registro permanente da importância do Tropeirismo. Antiga sede da Fazenda Passa Três, o casarão pertenceu a Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e desempenhou importante papel na atividade comercial de gêneros alimentícios e equipamentos para a prática do Tropeirismo. Era a saída para a capital da Província de São Paulo e vários outros pontos do Brasil. Na sua construção foi utilizada a técnica construtiva de taipa de pilão, característica paulista, dificilmente encontrada em outras regiões do Brasil.
Na Flona
Para fechar a programação do "Zoo Cidade", nesta quinta-feira (18), a terceira idade fará uma saída a campo na Floresta Nacional de Ipanema (Flona). Para aprender um pouco sobre as florestas naturais do entorno, eles participarão de bate-papo, trilha ecológica, visita noturna na área histórica da Flona, entre outras atividades, e só retornarão a Sorocaba, às 10h de sexta-feira (19).
A atividade conta com apoio da Academia Nacional da Biodiversidade/ICMBio, Italian Alimentos e Floresta Nacional de Ipanema. O Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone 3227.5454. Segue abaixo a programação completa:
Quarta-feira
9h - Visita ao Casarão de Brigadeiro Tobias
Quinta-feira
9h - Saída do Zoo para Flona - Chegada e acomodação
11h - Bate-papo com o diretor da Flona (Importância da sua conservação da Biodiversidade)
12h - Almoço e finalização do teatro
14h - Trilha na Floresta ( Afonso Sardinha)
17h - Retorno e Banho
19h - Jantar
20h - Visita noturna na parte histórica da Flona
22h - Preparação do teatro
22h30 - Apresentação do Grito e Teatro (avaliação) e Bingo da Biodiversidade
Sexta-feira
0h - Dormir
7h - Café da manhã e arrumar as coisas
8h - Premiação e encerramento
9h - Arrumar as coisas e o local para saída
10h - Saída para o Zoo
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.