10/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Tráfico mobilizou a GCM 243 vezes; a maconha foi a droga mais apreendida
A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu 4.559 ocorrências durante todo o ano de 2011. Entre as de maior incidência está o tráfico de entorpecentes em locais públicos, com 243 casos. A maconha foi a droga mais apreendida; num único caso foram encontrados 32 quilos dessa droga, numa área verde localizada no Parque São Bento. Nas demais ações, os Guardas apreenderam 2.844 porções dessa droga. O segundo entorpecente mais apreendido foi a cocaína, com 8.561 porções. Depois veio o crack, com 4.443.
O comandante da Guarda, Carlos Eduardo Paschoini, diz que todas as prisões feitas pela corporação "ocorreram em áreas públicas, aonde os acusados foram apanhados em flagrante. Nosso trabalho é o de preservar a segurança desses espaços para garantir o lazer e usufruto dos munícipes. Por isso, quando nos deparamos com acusados de tráficos ou usuários utilizando esses lugares para venda ou consumo de drogas, agimos para retirá-los dali e encaminhá-los à autoridade policial".
Outra questão que dá muito trabalho aos Guardas refere-se aos danos a bens públicos; casos que envolvem pequena monta, como a quebra de vidros, até danos maiores que geraram 234 ocorrências. Já as pichações chegaram a 362 casos.
A GCM atuou, ainda, na recaptura de presos recapturados, 19 casos; localização e recuperação de carros furtados, 30; furtos diversos – 159 e furtos de veículos, 9. No roubo à mão armada, inclusive de veículos foram 51 casos. Registraram sete estupros e dezessete casos de lesão corporação. Os casos de homicídio foram dois.
Paschoini diz, também, que durante o patrulhamento ocorre de os Guardas se defrontarem com pessoas suspeitas. Nesses casos é feita abordagem cidadã resguardando-se o devido respeito, de modo a não ferir os direitos de quem quer que seja. "E neste caso, procedemos a 1.065 abordagens", contou. Para atendimento de situações em que há menores envolvidos, o trabalho da GCM conta com o apoio do Conselho Tutelar. Nesta questão especificamente, a GCM foi acionada 643 vezes.
Auxílios Gerais
Com a finalidade de atender às mais variadas solicitações da população, a Guarda foi mobilizada 1.031 vezes em ocorrências diversas. Atuou outras 128 vezes em emergências relacionadas à Defesa Civil e 539 ações de ajuda ao público.
Na avaliação do comandante da Guarda, Carlos Eduardo Paschoini, "2011 foi um ano intenso. Mas nossos Guardas se saíram bem na missão de prestar um serviço qualidade à população não apenas nas ações que fomos chamados a intervir mas, também, no serviço de patrulhamento preventivo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.