28/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Quem vê Carlos Alberto Orlandi navegando com desenvoltura pela internet, fazendo pesquisas, digitando e formatando textos no word, não imagina que até pouco tempo isso era um desafio quase intransponível para este aposentado de 66 anos. Morador do bairro Central Parque, ele passou a se interessar pelo mundo virtual depois que se aposentou.
Decidiu entrar em uma escola especializada, mas descobriu que desvendar os mistérios dos computadores não seria nada fácil, mesmo em uma escola especializada. "O professor não tinha paciência, tinha um método muito difícil de assimilar, não explicava direito. "Fiquei alguns meses mas não aprendi nada", conta ele.
Com a inauguração do Sabe Tudo ao lado da EE "Antônio Miguel Pereira Júnior", praticamente ao lado de sua casa, Orlandi pode, enfim, realizar o seu grande desejo. Fez um curso básico, depois o avançado e se tornou um frequentador assíduo do Sabe Tudo. Conversa com os amigos, confere as notícias dos filhos, envia e-mails, faz pesquisas, lê as noticias do dia. "Também estou no facebook", conta orgulhoso.
Trabalhando com consultoria imobiliária, o chileno Ruben Tirapegui Gallardo, de 68 anos, é um dos alunos do curso de informática básica do Sabe Tudo do Central Parque. Diz que precisou aprender por conta dos contatos com os clientes, quase sempre por e-mail. "O Sabe Tudo é uma coisa fantástica que a Prefeitura de Sorocaba implantou. Os professores são muito bons, pacientes, explicam direitinho, fica fácil aprender e o que é melhor, de graça", elogia.
Ruben e Carlos Alberto são dois exemplos de uma tendência cada vez maior nas unidades do Sabe Tudo: idosos aprendendo informática e navegando pela internet. A maioria dos 3.400 alunos, que fazem os cursos atualmente, é de crianças e adolescentes, mas cerca de 500 têm idade acima dos 55 anos, alguns, septuagenários. Os cursos de informática níveis I e II e de cidadania prosseguem até o dia 28 de junho nos Sabe Tudo localizados ao lado de escolas municipais e estaduais.
Desenvolvidos por monitores da ONG Projeto Pérola, parceira da Prefeitura no projeto, os cursos são divididos em dois módulos: o primeiro é direcionado à inclusão digital, no qual os alunos terão noções básicas de uso do computador, internet, acesso e liberação para uso. O segundo módulo foca a alfabetização digital, que inclui noções sobre automação de escritório, Windows, Word e Excel e, ainda, conhecimento básico de instalação de hardwares (impressora, vídeo, HD, drive de CD).
Durante os cursos, que são totalmente gratuitos, os alunos também terão acesso a informações sobre cidadania, que serão ministradas a partir de palestras e filmes de higiene pessoal, saúde, meio ambiente, mercado de trabalho, prevenção a drogas e DST, responsabilidade social, comportamento, entre outros.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.