24/3/2016 - Sorocaba - SP

75% dos Servidores trabalharam normalmente nesta quarta-feira

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-03-23-coletiva-greve-dos-servidores-ft-emerson-ferraz-017

Todos os serviços de plantões estão confirmados para o o fim de semana prolongado em virtude do feriado

Setenta e cinco por cento do funcionalismo público municipal não aderiu ao movimento de greve, ou seja, apenas 25% do funcionalismo estão em greve. O balanço foi apresentado ontem, pelo prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, que reuniu em seu gabinete nesta quarta-feira (23), por duas vezes, a imprensa para traçar uma análise da greve deflagrada pelos servidores públicos municipais, que não aceitaram a proposta de reajuste do Poder Público Municipal.

O prefeito reforçou ainda que todos os serviços de plantões serão mantidos para o fim de semana prolongado em virtude do feriado de Páscoa. “É importante lembrar que estamos abertos para receber os representantes do Sindicato da categoria para negociação”, ressalta.

Na oportunidade, o prefeito apresentou o balanço da adesão de todos os órgãos da municipalidade. No Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), algumas equipes pararam até as 9h30, depois o serviços foram normalizados e todas as equipes seguiram para o trabalho. Vale lembrar também que os serviços de tratamento de água e esgoto não foram prejudicados.

Na Urbes – Transito e Transportes, 43% dos amarelinhos aderiram ao movimento; nos terminais de ônibus houve 30% de adesão dos funcionários. Já os funcionários da empresa que trabalham na Casa do Cidadão houve 30% de adesão. Já na sede da Urbes e no Centro Operacional todos os funcionários trabalharam normalmente. A Guarda Civil Municipal (GCM) também está com funcionamento normal, sem adesão a greve.

Na Secretaria de Serviços Públicos, apenas um funcionário de um cemitério aderiu ao movimento, as demais equipes trabalharam normalmente. Na Secretaria da Cultura, a Biblioteca Infantil não abriu, devido a adesão de todos os funcionários. Dos 15 próprios da Secult, só 15 funcionários estão em greve.

Na Secretaria da Saúde, o Atendimento de Urgência e Emergência e Samu seguem com atendimento normal. Na Policlínica, apenas três funcionários do administrativo entraram em greve. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), cinco agendas médicas foram canceladas e, com isso, 60 pacientes ficaram prejudicados, as consultas serão remarcadas assim que a greve terminar. Já na Divisão de Zoonoses, dos 85 servidores, 33 aderiram à greve.

Na Secretaria Municipal de Esportes (Semes), dos 33 técnicos houve 11 adesões. E na Secretaria da Planejamento e Gestão, houve adesão de seis funcionários que atuam em área administrativa na Casa do Cidadão.

A maior adesão ao movimento de greve ocorreu na área da Educação, que resultaram no fechamento de cinco Centros de Educação Infantil e quatro unidades Escolares.