20/4/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
No dia deles, índios das tribos Xavante e Pataxó, do Mato Grosso e Bahia, que estão em Sorocaba vendendo seus artesanatos também foram atendidos no "Mutirão da Formalização", que acontece na Praça Cel. Fernando Prestes. Entre os 210 atendimentos que a equipe da Secretaria de Relações do Trabalho fez nesta quinta-feira (19), dez são artesões dessas tribos, que estão na cidade comercializando artesanatos em madeira, bambu e tecidos feitos por eles.
Raul Tsahobo, da tribo Xavante, e Taquari, da Pataxó, da Aldeia Coroa Vermelha, estavam na Praça Cel. Fernando Presets e foram os primeiros a se interessar em saber mais sobre o que é a formalização. Pouco depois, chegaram os demais e foram atendidos pela equipe da Sert. Os Xavantes são um grupo indígena que habita o leste do Mato Grosso.
O Dia do Indio foi instituído pelo presidente Getulio Vargas em 1943, por meio do Decreto Lei nº 5.540. De acordo com Roberto Freitas, da Sert, eles ficaram muito interessados em conhecer as vantagens em deixar a informalidade. "Foram orientados, principalmente, sobre a importância em contribuir para com a Previdência e ter direito a uma aposentadoria no futuro", explicou.
O "Mutirão da Formalização" prossegue até esta sexta-feira (20) na praça central. Conforme destaca o secretário Luís Alberto Firmino, é uma grande oportunidade para aqueles empreendedores individuais que estão na informalidade conhecerem as vantagens em ficar legal. "Só o fato de ter direito à seguridade social e à previdência já faz valer a pena. Queremos também dar condições para que o empreendedor possa ser um fornecedor da Prefeitura, preste serviço para o poder público e, assim, consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente", explica Firmino.
O "Mutirão" visa orientar o empresário ou trabalhador por conta própria sobre as muitas vantagens da formalização. O custo é baixo levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá futuramente. Conforme o último Censo do IBGE, existiam mais de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade em Sorocaba. Agora, este número foi reduzido para menos de 40 mil.
Desde a implantação, no final de 2010, o projeto "Apareça e Cresça" já formalizou mais de 7 mil empreendedores individuais. Para este ano, a Sert tem como meta chegar a 5 mil. "São vários eventos que estaremos realizando ao longo do ano. É uma oportunidade não só para deixar a informalidade, mas também de crescer, prosperar, faturar mais", concluiu Firmino. Para estas ações há parceria com 20 entidades representativas e apoio do Sebrae.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.