8/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A ideia é envolver toda a comunidade na atividade
Neste sexta-feira e sábado (09 e 10), das 7h às 19h, mais de 100 jovens, entre estudantes de Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba e voluntários de outras cidades brasileiras, participarão do Jogo Oásis na Central de Reciclagem da Zona Oeste, no Jardim Zulmira. Organizado pelo Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (Gaia) da Unesp, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), o objetivo do evento social é promover melhorias nas condições de trabalho dos cooperados e otimizar o processo produtivo na unidade.
Para a Separ, responsável pelo Programa Municipal de Coleta Seletiva, a iniciativa do Gaia é importante. "Com esse grupo, vamos conseguir atender mais rapidamente algumas necessidades que os cooperados ainda têm", destaca Gislaine Vilas Boas, assessora técnica da pasta.
Inaugurada em 2011, a Central de Reciclagem da Zona Oeste concentra o trabalho das cooperativas Reviver, Catares e Ecoeso, melhorando, deste modo, a logística da coleta seletiva em Sorocaba. A estrutura possui um galpão com mais de 2 mil m² de área, escritório, banheiros e cozinha. O local também conta com uma esteira de 25 metros de extensão que, além de agilizar a triagem, também acelera a comercialização do material recolhido.
A ação na Central de Reciclagem teve início há um mês e está ocorrendo em algumas etapas. "Nossa ideia é de fortalecer os laços da cooperativa e também ajudar na transformação física do local", explicou Gislaine.
Durante esses dois dias da ação social, denominada "Mão na Massa", os jovens farão melhorias na Central de Reciclagem, desde a "construção" de uma sala de estar para o descanso dos cooperados até um refeitório. Para isso, eles utilizarão materiais reutilizados, como madeira, pneus, garrafas pets e paletes, que conseguiram por doação e na própria unidade da Prefeitura de Sorocaba.
O estudante de Engenharia Ambiental da Unesp, João Henrique Arcala, fundador e coordenador do Gaia, explica que já participou dessa metodologia Oasis na Cidade de Deus, bairro de Rio de Janeiro. "Achei interessante e quis trazer essa ideia para Sorocaba. É um jogo aberto onde todas as pessoas podem participar e é uma ação que acontece no mundo todo", declarou. Já confirmaram presença jovens de outras instituições de Sorocaba, além de grupos de Guaratinguetá, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Criada pelo Instituto Elos, o Jogo Oásis é uma tecnologia social que convida uma comunidade a projetar e realizar, de forma totalmente cooperativa, sonhos coletivos, restaurando e/ou fortalecendo as relações que unem um grupo, e cultivando um senso de oportunidade e de responsabilidade de cuidar das pessoas e do ambiente a sua volta.
A Central de Reciclagem fica na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira. Mais informações sobre o evento pelo e-mail gaia.unespsorocaba@gmail.com e também pela página do grupo na rede social: www.facebook.com/projeto.gaia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.