1/11/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Seção de Controle de Zoonoses, coletou 33 amostras de sangue de cães domiciliados na região do Jardim das Estrelas, na Zona Leste. O trabalho das equipes da Zoonoses naquela área teve início na terça-feira (30) e faz parte do trabalho de controle da leishmaniose visceral canina no município, que vem sendo desenvolvido desde a confirmação do caso autóctone da doença, em julho passado.
De acordo com a diretora da Área de Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, veterinários e agentes percorrerão as residências da região, num raio de 200 m a partir do local onde o caso autóctone da doença foi registrado. "As equipes visitarão as casas para coletar amostras de sangue dos cães, com o objetivo de identificar a presença de outros animais infectados. Além disso, os veterinários e agentes estão orientando os moradores sobre as medidas de controle da doença", diz.
Consuelo lembra que a leishmaniose visceral americana é uma doença importante, que acomete principalmente os cães na área urbana e é transmissível ao homem. "Por isso, pedimos a colaboração da população quando as equipes da Zoonoses vistarem as casas. Também solicitamos que as pessoas tomem os cuidados necessários com seus animais, evitando as condições para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença", comenta.
Nesta quinta e sexta-feira (1 e 2), em razão do feriado, a ação não será realizada. As equipes retomam o trabalho a partir de segunda-feira (5).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.