Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

24/1/2014 - Sorocaba - SP

Linc 2014 – Sorteio define membros da CDC




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria da Cultura (Secult) fez na quarta-feira (22) o sorteio das quatro entidades representativas da sociedade civil que se candidataram a ocupar uma das três vagas como membros da Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC). A Comissão será responsável pela regulamentação da nova lei da Lei de Incentivo à Cultura (Linc).

Mediante o sorteio, a constituição da CDC ficou com a Ecult – Associação Escola e Cultura em Foco, a Ucens – União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba e o Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau. O Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que também pleiteava participação, ficou como suplente da CDC.

Da parte do Poder Público, que indica outros três membros, integram a comissão André Mascarenhas, da Secretaria da Cultura, Luiz Antônio Ferreira Junior, da Secretaria da Administração (Sead) e Ricardo Devito Guilhem, da Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ).

A partir da nova redação da Linc, aprovada no final do ano passado pelo Legislativo, as atribuições da CDC vão desde a elaboração do edital de concessão dos incentivos financeiros, regulamentando a lei, até o acompanhamento dos trabalhos como forma a garantir a lisura do processo.

Os membros da Comissão não serão remunerados pelo seu trabalho, já que as funções são consideradas de relevante interesse público e a primeira reunião de trabalho acontece na segunda-feira, dia 27, quando a equipe, também, se apresenta oficialmente.

Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, a Linc está respondendo aos anseios dos produtores culturais que sempre buscaram maior abertura da participação no financiamento de seus projetos. Uma das inovações da Linc é, justamente, a criação de duas categorias concorrentes; Primeiros Projetos (para quem nunca concorreu à Linc) e Projetos Experientes (para aqueles já beneficiados). A partir deste ano, a Lei de Incentivo à Cultura contará, também, com um corpo técnico, por meio de peritos, para avaliação dos trabalhos inscritos. Os concorrentes ao financiamento de projetos culturais terão suas obras avaliadas tecnicamente até a aprovação e serão submetidas à averiguação.

"Trata-se de um projeto que moderniza e democratiza o financiamento de projetos culturais, tornando mais rígida sua concessão ao mesmo tempo em que, também, oferece mais visibilidade", comentou Jaqueline



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.