Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

29/3/2012 - Sorocaba - SP

Lippi participa de Simpósio Internacional no Rio de Janeiro




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A experiência de Sorocaba na adoção de programas promotores da qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos, lazer, educação e saúde será levada aos 150 municípios interessados em sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O impacto das Olimpíadas no contexto social, antes, durante e, principalmente, depois do evento é foco do "Simpósio Rio-Londres: Cidades Olímpicas & Painel Interuniversidades e Cidades Base dos Megaeventos Esportivos, 2013, 2014 e 2016", do qual Lippi participa como palestrante, na tarde desta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro (RJ).

Enquanto candidata a Cidade Base da Copa de 2014, Sorocaba vai apresentar sua experiência no desenvolvimento de programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida. Lippi vai tratar da questão a partir do planejamento estratégico, que definiu a instituição dos conceitos de Cidade Saudável, Cidade Educadora, propondo um questionamento acerca do antagonismo que cerca a humanidade; na contrapartida ao avanço da medicina e da tecnologia, aumentam o número de pessoas com diabetes, hipertensão e obesidade.


Com base nisso, o prefeito vai discorrer sobre a adoção de políticas que promovam a saúde e incentivem o cidadão a manter um estilo de vida mais saudável.  Ações como  o plano cicloviário; a criação de parques; o Projeto Caminhada; o Viva Via, o Pedala Sorocaba e, mais recentemente, o Ginástica no Parque são exemplos daquilo que tem sido feito em benefício da população.

Vitor Lippi faz sua apresentação a partir das 18h e vai usar, também, as base camps da região da Catalunha como contraponto. Em 92, quando sediou os Jogos Olímpicos, Barcelona-Espanha pensou seus espaços de modo a serem aproveitados pelas comunidades, apontando a importância da visão sistêmica de qualquer evento de natureza coletiva. Situação muito diferente da de Londres, a próxima cidade a receber as competições esportivas de 27 de julho a 12 de agosto, que na contrapartida do estádio olímpico e de mega estruturas para atender ao evento, não previu  a reversão desses locais ao uso das comunidades.

"Os impactos não são apenas financeiros, são sociais. De que adianta uma estrutura tão grande se ela não servirá àqueles que precisam dela?" questiona Lippi ao explicar que Sorocaba pode contribuir com sua experiência na adoção de programas que vislumbram a melhoria da qualidade de vida, incentivando a população a manter uma vida mais saudável.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.