4/4/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Com o auditório do Teatro "Pedro Salomão José" lotado, na EM "Getúlio Vargas", aconteceu na tarde desta terça-feira (3) o último dia de apresentação do curso à distância "Educação Ambiental para a Sustentabilidade" aos professores da rede municipal de ensino. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e do Meio Ambiente (Sema), o curso é gratuito e será oferecido para mais de 900 docentes da rede que já mostraram interesse na capacitação.
O objetivo da Prefeitura é contribuir para a construção de conhecimentos teóricos e práticos de Educação Ambiental direcionados à comunidade escolar. Conforme Fernanda Luz Moraes da Silva, chefe de seção de monitoramento e avaliação da aprendizagem da Secretaria da Educação, "esse curso visa oferecer mais conhecimento aos nossos professores, fazendo uma sensibilização sobre educação ambiental e a importância de se cuidar do nosso meio ambiente, já que somos uma cidade educadora".
O curso engloba profissionais dos 1º ao 5º ano, além de professores do PEB II. Todos os participantes receberam um kit com materiais para uso nos planejamentos de suas aulas.
Durante a apresentação, os participantes conheceram as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na cidade. Em seguida, a bióloga Viviane Rachid, responsável pela divisão de Educação Ambiental da Sema, falou sobre a agenda ambiental de Sorocaba.
Além de abordar sobre o trabalho desenvolvido pela equipe da "Patrulha Verde" na questão do combate às queimadas, Viviane destacou o plano municipal de arborização urbana e a produção de mudas nos viveiros dos presídios, dos roteiros educadores (tours das Árvores Cidadãs Sorocabanas e do Rio Sorocaba) e as visitas monitoras aos parques ecológicos.
Por último, Ana Maria Brasil e Mirian Dualib, organizadoras do curso, falaram da estrutura do curso e da importância da participação dos professores. "Precisamos responder a esses desafios ambientais que nos foram colocados e enfrentá-los. Precisamos educar nossas crianças para os novos paradigmas que estão surgindo, como a questão da sustentabilidade", destacou Dualib.
Para ela, o trabalho de Educação Ambiental realizado em Sorocaba é bem conceituado. "Estou impressionada com o trabalho aqui, que é profundo e contemporâneo. A adesão dos professores também me impressionou bastante. Sorocaba realmente é um exemplo de município que está preocupado com a questão da sustentabilidade", finaliza.
Curso
O curso acontecerá de 16 de abril a 3 de julho via internet. Com duração de oito semanas, os temas serão apresentados em quatro módulos, com 10 horas de duração cada, totalizando uma carga horária de 40 horas. Entre os assuntos tratados estão: 'Sustentabilidade', 'Aquecimento global e Mudanças Climáticas', 'Metabolismo Urbano e a Cultura do Consumo' e 'Escolas Sustentáveis'.
De acordo com Rafael Ramos, da Sedu, durante as aulas, além de assuntos ambientais globais, também será contextualizada as questões de Sorocaba aos professores.
A professora de ciências do 5º ano da EM "Matheus Maylasky", Maísa Martins, 29 anos, já aderiu ao curso. "Essa é uma oportunidade única de aprofundarmos nesse tema. Tenho certeza que surtirá efeito em sala de aula e, com isso, todo a cidade ganharáq", declarou. Neste bimestre, a docente está trabalhando o tema água com os alunos e citou a data de 22 de março como o Dia Mundial da Água e do Rio Sorocaba. "Essa iniciativa da Prefeitura valida todo o nosso trabalho em sala de aula", completa.
Os professores participantes do curso poderão fazer a ambientação na plataforma, com orientação dos tutores, na próxima semana, entre os dias 9 a 13 de abril.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.