2/1/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Sorocaba
O presidente da Casa também deu posse ao novo prefeito e sua vice e foram empossados os 20 vereadores, dos quais oito são novos.
Os 20 vereadores eleitos para a 16ª legislatura (2013-2016) da Câmara Municipal de Sorocaba tomaram posse na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro. A cerimônia de posse contou com a presença de dezenas de autoridades e foi aberta pelo cerimonial da Casa que chamou ao plenário cada um dos vereadores eleitos. Em seguida, o vereador Helio Godoy, como o mais votado no último pleito, com 7.046 votos, foi chamado a presidir a posse dos parlamentares e a eleição da mesa diretora.
O vereador José Francisco Martinez foi eleito – por unanimidade – presidente da Casa pela sexta vez. Além de Martinez, a mesa será composta pelos seguintes vereadores: Cláudio do Sorocaba I (PR), 1º vice-presidente; Irineu Toledo (PRB), 2º vice-presidente; Antonio Carlos Silvano (PMDB), 3º vice-presidente; Luís Santos (PMN), 1º secretário; Jessé Loures (PV), 2º secretário; Rodrigo Manga (PP), 3º secretário. A exemplo de Martinez, Claudio do Sorocaba I e Luís Santos foram eleitos por unanimidade. A bancada do PT anulou o voto para os demais cargos e Marinho Marte votou em branco para 2º e 3º secretários.
Decano da Casa – Antes da eleição da mesa, o vereador Helio Godoy homenageou com uma placa comemorativa o vereador Marinho Marte (PPS), decano da Casa, eleito para seu oitavo mandato consecutivo. A placa, ressaltando a liderança do homenageado e seu “trabalho incansável em defesa do cidadão”, foi entregue pelo vereador José Apolo da Silva (PSB), mais conhecido como Pastor Apolo, um dos novos parlamentares da Casa.
Após a entrega da placa, Marinho Marte foi convidado por Helio Godoy para secretariar os trabalhos. Cada vereador, chamado nominalmente pelo secretário, entregou sua declaração de bens e de desincompatibilização. O vereador Moko Yabiku (PSDB), como vereador de mais idade na atual legislatura, comandou o juramento dos vereadores eleitos, feito por todos eles com a mão estendida. “Declaro empossados os senhores vereadores e instalada a 16ª legislatura”, disse Helio Godoy.
Posse do prefeito – Após sua eleição para presidente da mesa diretora, o vereador José Francisco Martinezassumiu o comando dos trabalhos. O prefeito eleito Antonio Carlos Pannunzio e a vice-prefeita eleita Edith Di Giorgi entregaram suas respectivas declarações de bens. A vice-prefeita fez uso da tribuna e conclamou a população para um “grande pacto” em prol da “justiça social”. O vice-prefeito José Ailton e sua mulher Maria Lúcia Ribeiro, que estão deixando os cargos, também fizeram uso da palavra, assim como o prefeito Vitor Lippi e a primeira-dama Denise Lippi.
Após ser empossado no cargo, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio usou a tribuna e cumprimentou nominalmente cada vereador eleito. Elogiou seu antecessor, afirmando que Vitor Lippi “mudou os paradigmas de um administrador competente” e fez questão de enfatizar a importância do Legislativo, lembrando sua trajetória como deputado federal, quando foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso e também da oposição. Pannunzio lembrou que a Câmara Municipal de Sorocaba, instalada em 1661, apenas sete anos depois da fundação da cidade, é a mais antiga instituição do município e é de extrema importância para os sorocabanos.
O novo prefeito também enumerou algumas das propostas que pretende implementar, falando em uma nova “revolução no transporte público” e soluções estruturantes no trânsito, além de mais creches e mais habitação popular. Após a posse na Câmara, Pannunzio e Lippi seguiram para o Teatro Municipal, ao lado do Paço, onde foi feita a transmissão do cargo de prefeito, enquanto na Câmara, os vereadores prosseguiram com a sessão, com o objetivo de constituir as comissões permanentes da Casa.
Novos vereadores – A 16ª legislatura da Câmara Municipal de Sorocaba, que se inicia em 1º de janeiro de 2013 e vai até 31 de dezembro de 2016, será composta por oito novos vereadores. São eles: Fernando Dini (PMDB), Rodrigo Manga (PP), Waldecir Morelly (PRP), Pastor Apolo (PSB), Maurício Rodrigues, o Muri (PRP), Jessé Loures (PV), Carlos Leite (PT), Saulo da Silva, o Saulo da Afro Arts (PRP).
Foram reeleitos: Anselmo Neto (PP), Antonio Carlos Silvano (PMDB), Cláudio Sorocaba I (PR), José Francisco Martinez (PSDB), Francisco França (PT), Helio Godoy (PSD), Irineu Toledo (PRB), Izídio de Brito (PT), José Crespo (DEM), Marinho Marte (PPS), Luis Santos (PMN) e Moko Yabiku (PSDB). Como Helio Godoy e Moko Yabiku irão integrar o secretariado de Pannunzio, Paulo Mendes (PSDB) e Waldomiro de Freitas (PSD), que ficaram como suplentes, irão tomar posse na Casa nesta quarta-feira, 2, às 9h30, na sala da Presidência.
Comissões permanentes da Casa
Confira a composição das comissões permanentes da Casa
Comissão de Justiça: Marinho Marte (PPS), presidente; Cláudio Sorocaba I (PR) e Anselmo Neto (PP), membros.
Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias: Moko Yabiku (PSDB), presidente; Izídio de Brito (PT) e Rodrigo Manga (PP), membros.
Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos: Francisco França (PT), presidente; Antonio Carlos Silvano (PMDB) e Jessé Loures (PV), membros.
Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude: Izídio de Brito (PT), presidente; Fernando Dini (PMDB) e Pastor Apolo (PSB), membros.
Comissão de Cultura, Desportos e Meio Ambiente: Jessé Loures (PV), presidente; Carlos Leite (PT) e Irineu Toledo (PRB), membros.
Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor: Luis Santos (PMN), presidente; Carlos Leite (PT) e Saulo da Silva (PRP).
Ciência e Tecnologia: Fernando Dini (PMDB), Maurício Rodrigues (PRP) e Helio Godoy (PSD).
Segurança Pública: Valdecir Morely (PRP), presidente; Marinho Marte (PPS) e Francisco França, membros.
Comissão de Redação: Luís Santos (PMN), presidente; Jessé Loures (PV) e Rodrigo Manga (PP), membros.
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: José Crespo, presidente. Membros: Rodrigo Manga (PP), Fernando Dini (PMDB), Marinho Marte (PPS), Carlos Leite (PT), Cláudio Sorocaba I (PR), Moko Yabiku (PSDB), Jessé Loures (PV), José Crespo (DEM), Pastor Apolo (PSB), Helio Godoy (PSD), Waldecir Morelly (PRP) e Luis Santos (PMN).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.