18/8/2014 - Sorocaba - SP
Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel reprovou 39 veículos irregulares em Sorocaba
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Nesta quinta-feira (14), das 9h15 às 14h, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizaram uma Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel na Avenida Independência, próximo ao Posto da Base Comunitária da PM, no Éden. Nesse período foram vistoriados 717 veículos movidos a diesel, sendo que 27 foram reprovados pela Escala de Ringelmann. Dos 19 veículos que fizeram o teste pelo opacímetro, 12 foram reprovados e multados na mesma hora pela Cetesb.
Além de ser punitiva, a ação também teve um caráter educativo. Durante toda a operação, além das multas aplicadas pela Cetesb, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu folhetos com orientações e dicas aos condutores. O objetivo foi conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados para garantir uma melhor qualidade do ar, contribuindo para a saúde da população.
A ação teve o apoio da Polícia Rodoviária, Guarda Civil Municipal, Urbes - Trânsito e Transportes e Secretaria da Administração (Sead).
Como é feita a fiscalização
A fiscalização, por meio da Escala de Ringelmann, é feita visualmente através de uma escala com cinco graduações de cores, variando do cinza clara ao preto. Esse método oferece a vantagem de poder ser feita com o veículo em movimento.
Quando a fiscalização com a Escala de Ringelmann não é precisa, o técnico encaminha os veículos para fazerem o teste com o opacímetro. O instrumento portátil é constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta). O teste dura em média 10 minutos.
Com o opacímetro, que faz o teste com o veículo estacionado, pode-se detectar emissões de fumaça preta acima do padrão legal, mesmo que quase invisível a olho nu. Durante o teste com o aparelho é medido o grau de opacidade, a rotação máxima e a rotação mínima. Cada veículo faz uma sequência de 7 a 10 testes e, a partir disso, é elaborado um laudo da inspeção: rejeitado ou aprovado.
De acordo com a Cetesb, a multa aplicada é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp). No caso dos motoristas que tiveram seus veículos multados pela primeira vez, há chance de reduzir o valor da multa em 70%. Para isso, ele deverá comprovar, posteriormente, mediante apresentação de um relatório técnico, a realização da manutenção do veículo em uma das oficinas credenciadas pela Cetesb. Já, em caso de reincidência, o motorista não tem esse direito. Pelo contrário, ele paga a segunda multa em valor dobrado.