16/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Na tarde desta sexta-feira (13), funcionários da Prefeitura de Sorocaba se reuniram na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a professora de Engenharia Florestal da Ufscar Sorocaba, Fátima Piña Rodrigues, para analisar a melhor forma de realizar o plantio das 100 mil mudas de árvores do Megaplantio. Com cinco mudas por metro quadrado, o plantio será bastante adensado, baseado na metodologia de Akira Miyawaki, professor da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia.
Promovido pelo Prefeitura de Sorocaba, o Megaplantio acontecerá no próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 9h, no canteiro central do novo trecho da Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba. A ação faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final de 2012. O canteiro central possui aproximadamente seis quilômetros de extensão e 14 metros de largura. O plantio será realizado numa área de 16.600 m². No local ainda haverá ciclovia, calçada e grama para uma possível futura ampliação da avenida.
Segundo Fátima Piña, as principais vantagens desse plantio adensado é a menor manutenção da área do plantio e a formação mais rápida de uma floresta. "Em torno de 10 anos já podemos ver uma floresta que cumpre todas as suas funções de proteção, diversidade, beleza e atração da fauna", explica. Em geral, uma floresta leva entre 100 e 200 anos para se formar naturalmente. "Além disso, com esse método, a necessidade de manutenção é menor, em torno de duas vezes ao ano, o que diminui os custos desse reflorestamento", completa. Nos métodos de plantio da primeira edição do Megaplantio, a manutenção é feita em torno de uma vez a cada dois meses.
O canteiro central será dividido em 16 módulos com mil metros quadrados cada. Conforme Clébson Ribeiro, engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), cada módulo receberá um tipo de plantio: bosque, plantas ornamentais, gramados, gramado e árvores isoladas e gramado e palmeiras. "Esse plantio será distribuído aleatoriamente formando um grande mosaico, numa visão paisagística", explica.
Nos módulos, as espécies arbóreas mais altas serão plantadas no centro e nas bordas serão colocados os arbustos. Ao todo, serão cerca de 80 espécies nativas e frutíferas produzidas pelo Projeto "Recomeçar – Plantando a Liberdade" nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.
Fátima explica que cada espécie tem uma função diferente. "Algumas árvores atraem animais, outras depositam folhas e materiais orgânicos, algumas dão sombreamento e, por último, há aquelas que embelezam com suas flores e também atraem os pássaros, como o beija-flor, por exemplo", detalha.
Na próxima semana, a equipe, junto com a professora da Ufscar, vai até o local do Megaplantio 2012 para analisar o que foi tratado em reunião.
Como participar
A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento ao lado de amigos, familiares ou mesmo individualmente. Os grupos organizados também podem se inscrever. "O envolvimento da população será fundamental para o sucesso desse plantio. Plantar por plantar seria fácil para o poder público, mas nós queremos a participação dos munícipes realizando uma ação não apenas ambiental, mas também como um ato de cidadania", destaca a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.
Os interessados em participar da ação ambiental devem se inscrever aqui. As inscrições seguem até o dia 29 de janeiro. Mais informações pelo telefone 3219.2280.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.