5/12/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um dos diagnósticos apontados pelo plano de manejo do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade – a primeira unidade de conservação do município – é a necessidade da recuperação da flora local. Para isso, a Prefeitura de Sorocaba realizará neste domingo (9), a partir das 9h, a 3ª edição do Megaplantio. A ação ambiental resultará no plantio de 30 mil árvores nativas e frutíferas numa área de 14 mil m², ajudando na recuperação da unidade.
Localizado numa área anexa ao Parque Tecnológico de Sorocaba, próxima à nova fábrica da Toyota, na Zona Norte, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Com mais de 600 mil m², sua função é proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
"Com o Megaplantio, vamos recompor essa área ao fundo do Parque de Biodiversidade, pois trata-se de uma área degradada, inclusive, com risco de erosão. Além disso, apresentaremos à polulação a primeira unidade de conservação, que é uma área de extrema importância já que se trata do atual eixo de desenvolvimento de Sorocaba", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).
Segundo ela, essa área serviu para "bota-fora" das obras do Parque Tecnológico e do próprio Parque de Biodiversidade. "Trata-se de um espaço específico e muito importante para o município, mas não porque possui, de fato, uma vegetação que justifique, pois tem muitos eucaliptos que teremos que remanejar e esse será o primeiro passo para a recuperação da área", completa Jussara
No local serão plantadas árvores de mais de 100 espécies, sendo 70% de mudas nativas e 30% frutíferas. Entre elas estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, canafístula, angico, ipê-amarelo, ipê-roxo, gabiroba e goiaba. "Com essas árvores, e de grande variedade de espécies, vamos contribuir com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar; e sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização vai trazer ao parque", destaca Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
Com relação à fauna, o Parque de Biodiversidade é muito rico, diz Welber. No local, foram observadas mais de 40 espécies de mamíferos, inclusive, em risco de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e a cuíca-de-três-listras. Esse último, inclusive, foi eleito o animal símbolo do parque, graças a um trabalho de estudo de manejo ambiental realizado pela USP em parceria com a Prefeitura, em fevereiro de 2012, quando pesquisadores encontraram um exemplar da espécie pela primeira vez na região de Sorocaba.
A importância de se criar os corredores de biodiversidade está na questão de se criar um fluxo gênico, unindo os fragmentos e as matas ciliares e promovendo a integração da biodiversidade de fauna e flora. "O grande problema de áreas fragmentadas e isoladas é que se reduz a base genética da fauna e da flora. Com isso, surgem os defeitos físicos e as alterações fisiológicas que podem levar até a extinção dessas espécies. Criando esses corredores vamos promover a biodiversidade, daí o nome do parque", conta Welber.
Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer; além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa da Zona Norte, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.
Como participar do Megaplantio
Pessoas de todas as idades podem participar deste 3º Megaplantio. A expectativa é que pelo menos 2 mil sorocabanos sejam voluntários desta ação ambiental, seja individualmente, ao lado de amigos, familiares ou de outros grupos, e compareçam ao evento, agendado para a manhã deste domingo.
"Plantar por plantar seria fácil para a Prefeitura, mas queremos a participação dos munícipes realizando uma ação não apenas ambiental, mas como um ato de cidadania", convida a secretária Jussara.
Além de tomar alguns cuidados, como providenciar proteção contra o sol utilizando filtro solar, óculos escuros, boné ou chapéu, se hidratar e utilizar roupas leves, os participantes devem levar pazinhas para facilitar o plantio.
Os interessados em participar da ação ambiental devem se inscrever pelo e-mailmegaplantio1@gmail.com até esta sexta-feira (7) e informar os seguintes dados: nome completo ou razão social, endereço e telefone. Informações pelo telefone 3219.2280.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.