15/3/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), já iniciou a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS's) na cidade que, somadas, atenderão mais de 17 mil pacientes por mês.
Serão implantadas duas novas UBS's para atender as comunidades do Jardim Rodrigo e do Jardim São Guilherme, e dois novos prédios em substituição aos já existentes nos bairros Cajuru e Parque São Bento. "As novas unidades proporcionarão uma atenção mais humanizada ao cidadão", comenta o secretário da Saúde (SES), Ademir Watanabe.
Além disso, três destes prédios são edificados com uma técnica de engenharia especial, que diminui o período das obras. As UBS's Cajuru, São Guilherme e Pq. São Bento estão sendo construídas utilizando a técnica steel frame, comumente empregada na Europa e nos Estados Unidos. O secretário da Seobe, Renato Mascarenhas Filho, explica que os prédios contarão com uma estrutura de aço, revestidas por placas de concreto, na área externa, e de gesso, nas dependências internas.
"É uma construção rápida, porque as paredes vêm praticamente prontas: é só fixá-las no chão e fechá-las com a placa. Até o acabamento se torna mais simples, em razão de haver esta estrutura pronta", ressalta Mascarenhas.
A nova UBS Cajuru será implantada nas antigas instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) – 48. Segundo a SES, ela deve realizar cerca de 6 mil atendimentos por mês. Já a nova unidade de saúde do Parque São Bento vai beneficiar aproximadamente 5 mil pessoas/mês, enquanto que as do Jardim Rodrigo e do São Guilherme devem promover cerca de 3.100 atendimentos/mês cada.
Dentro dos conceitos de ampliar a humanização do atendimento à saúde implantados na administração do prefeito Vitor Lippi, as construções de novas UBS's e reformas das atuais unidade visam modernizá-las. "O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho para nossos funcionários e ampliar a capacidade de atendimento da rede de Saúde como um todo", salienta Watanabe.
As quatro novas unidades de saúde de Sorocaba oferecerão consultórios para Pediatria, Ginecologia, Acolhimento e Atendimento Odontológico; além de salas de coordenação e administração; sala de amamentação e fraldário. Haverá também, em cada uma dessas UBSs, salas para medicação, farmácia, vacina, procedimentos e curativos, áreas para coleta de material, lavagem de material, vestiários masculino e feminino, almoxarifado, banheiros masculino e feminino e exclusivos para deficientes, copa/cozinha e lavanderia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.