14/5/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
De acordo com o novo Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (13) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), já são 601 casos de dengue confirmados na cidade em 2013. Deste total, 503 são autóctones e 98 são importados: o município ainda encontra-se em surto, mas está próximo de enfrentar uma epidemia.
Desde o início do ano até o dia 10 de maio foram notificados 12.697 casos suspeitos, sendo que deste total, 12.096 foram descartados. Segundo o boletim, isto demonstra a sensibilidade da rede de atendimento em Sorocaba em relação à dengue. Em fevereiro, foi registrado um óbito pela doença na cidade.
A diretora da Área da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, explica que a cidade passará a enfrentar uma epidemia da dengue quando alcançar 600 casos autóctones da doença. "Conforme normatização do Ministério da Saúde, é decretada epidemia no município se forem confirmados 100 casos para cada 100 mil habitantes", comenta.
"Esperamos que, com a queda da temperatura, haja uma redução expressiva no número de casos positivos nas próximas semanas e, desta maneira, a cidade não enfrente uma epidemia. Mas para isso, é fundamental que a população também faça sua parte e continue com as medidas preventivas contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti", completa Daniela.
Além disso, os gráficos que estudam o cenário da dengue em Sorocaba nas últimas semanas mostram que o número de casos confirmados da doença em 2013 estão menores do que os registrados no mesmo período de 2011, ano em que a cidade também enfrentou um surto. Na análise da Área de Vigilância em Saúde, tal situação verificada neste ano se deve ao efetivo controle epidemiológico e de zoonose no acompanhamento, controle e combate à doença no município.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.