12/12/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
As obras de construção do espaço multiuso e da portaria do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade já estão em fase final de construção. Situada na Zona Norte de Sorocaba, próximo ao Parque Tecnológico e ao Complexo Industrial da Toyota, essa é a primeira unidade de conservação do município. A previsão é que a obra seja finalizada até o final deste ano, se as condições de tempo permitirem.
Com mais de 600 mil m² de área verde, o parque garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente da Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais. Para Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema), a criação do parque foi de vital importância para assegurar a conservação ambiental em uma região de forte expansão econômica. "Com essa unidade de conservação ambiental, vamos amenizar os impactos decorrentes desse crescimento, colaborando para a conservação das espécies da região e estimulando a conservação e expansão da biodiversidade regional", declara Jussara.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), já foram finalizadas as obras do estacionamento do parque, arruamento interno, gramado e a implantação de guias e sarjetas. Já o espaço multiuso e a portaria estão em fase final de construção, restando apenas instalar a estrutura metálica, o telhado e a parte de acabamento, com colocação de pisos, azulejos, portas e janelas.
Com uma área de aproximadamente 300 m², o espaço multiuso será utilizado como uma área de educação e recepção dos visitantes. De acordo com o engenheiro da Seobe, Nivaldo dos Santos, todos esses espaços terão total acessibilidade.
O investimento é de R$ 1 milhão, originário da Toyota como compensação ambiental da implantação do complexo industrial de Sorocaba. Numa segunda etapa, serão construídos quiosques para uso em ações educativas e de pesquisa científica.
Sobre o parque
Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.
O local também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, permitindo a conservação e a reprodução de espécies.
Já a gestão do Parque de Biodiversidade será feita por um conselho consultivo que acompanhará sua implantação e o seu desenvolvimento.
A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade graças aos levantamentos realizados para a elaboração do planejo de manejo da unidade e que, neste momento, está em fase final de conclusão. Em fevereiro deste ano, pela primeira vez, pesquisadores encontraram um exemplar da espécie na região de Sorocaba.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.