11/1/2012 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
As obras do programa Sorocaba Total já modificaram bastante o entorno das ruas José Joaquim Lacerda, Júlio Ribeiro e Oswaldo Cruz. Quem circula por esse importante acesso aos bairros da Zona Norte e da Zona Industrial, aos poucos começa a notar a diferença com a qual o trânsito vai fluir.
Entretanto, a Prefeitura de Sorocaba desenvolve no local uma série de serviços fundamentais para a cidade, mas que ficarão invisíveis ao cidadão. Entre eles, está a instalação de dispositivos de drenagem e de proteção ao sistema de abastecimento de água da cidade.
Além das obras no sistema viário, por baixo da JJ Lacerda e Oswaldo Cruz passam alguns dos principais ramos adutores do sistema de abastecimento de água da cidade. O coordenador do Sorocaba Total, Valmir Almenara, explica que as obras transcorrem de modo a não interromper o grande volume de água que circula pelo local diariamente.
"Para garantir o funcionamento destes ramos adutores, estamos fazendo lajes e contenções e fazendo proteções para que a avenida possa ser construída sem interferências", detalha.
A região já havia recebido, anteriormente, estudos de macrodrenagem e obras para reforço no sistema de captação de águas pluviais em razão da proximidade com o Córrego do Cortume, e por receber água de chuva originária da avenida Ipanema e da Vila Carvalho.
Entre a JJ Lacerda e a Oswaldo Cruz, havia dois tubos de 1,5 m de diâmetro e, agora, existem três dispositivos. A Prefeitura elevou a futura pista em 4 metros e, ainda, implantou um "muro de gabião", formado por pedras, como auxiliar no sistema de contenção de águas.
Esas melhorias integram o Complexo Viário "André Franco Montoro", que começa na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho – na altura da Av. Independência. A rota segue pelas avenidas Fernando Stecca e Camilo Júlio, entra na João Ribeiro de Barros, segue pela Oswaldo Cruz e JJ Lacerda.
Um viaduto terminará na altura da Av. Ipanema permitindo acesso às Rua Hermelino Matarazzo, avenida Brasil e avenida General Osório. Uma nova marginal ao longo do Córrego do Itanguá cruzará a Av. Santa Cruz e seguirá pela avenida Luís Mendes de Almeida até a Rodovia Raposo Tavares.
Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, gerenciada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), o "Sorocaba Total" prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas em três complexos viários; André Franco Montoro, Ulysses Guimarães e Mário Covas.
O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da Castelinho possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no centro. O investimento total do programa é de cerca de R$ 200 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).
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