Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

20/1/2012 - Sorocaba - SP

"Orçamento no Bairro" define mais de R$ 336 milhões investidos em Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi apresentou na manhã desta quinta-feira (19) a abertura da etapa municipal da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Os debates continuam nesta sexta-feira, das 8h30 às 12h, na Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro).

O prefeito falou a respeito dos programas municipais voltados à transparência pública e participação da população. Entre eles, Lippi citou o "Orçamento no Bairro – Plenária Cidadã", que em sete anos possibilitou aos sorocabanos definir 50% da capacidade de investimento do Orçamento Municipal – aproximadamente R$ 336 milhões.
 
O Governo Federal propôs a realização da 1ª Consocial para discutir propostas como essa desenvolvida em Sorocaba, visando incentivar os cidadãos a debater e acompanhar as políticas públicas e a aplicação dos recursos em suas cidades.

O "Orçamento no Bairro – Plenária Cidadã" se desenvolve por meio de sete reuniões anuais, nos quais os moradores podem apresentar diretamente ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais sugestões e reivindicações ao Orçamento Municipal.
 
Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), 81,3% das solicitações dos munícipes apresentadas nos 56 encontros foram atendidas. Vitor Lippi destacou a obrigação dos governantes em ouvir a população, para conhecer e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
"Ouvir a comunidade de forma direta e organizada legitima o processo democrático, possibilita e um melhor atendimento ao cidadão e dá mais credibilidade ao Poder Público".
 
Transparência Pública
 
Vitor Lippi citou outras ações que facilitam o acompanhamento das ações e a aplicação dos recursos pela Prefeitura. Acessando o Portal da Cidadania, o sorocaba.sp.gov.br, o internauta pode acompanhar as licitações de compras e serviços da Prefeitura e visitar o Portal da Transparência, com as receitas e despesas do Município.

A Controladoria Municipal é responsável por acompanhar a execução do Orçamento e apontar eventuais distorções para correção da própria Administração. Sorocaba também foi uma das primeiras cidades do Estado a participar do programa do Tribunal de Contas para a prestação de contas online.
 
O primeiro dia da Consocial reuniu ainda o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, José Ailton Ribeiro, vereadores, secretários municipais e representantes do Poder Público, universidades, entidades assistenciais e representativas, associações de classe de Sorocaba e cidades da região.
 Após a palestra do prefeito,  professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), campus Sorocaba, Eliana de Paula Leite, proferirá uma palestra sobre transparência pública.
 
No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos temáticos, para o debate e elaboração de propostas. Os trabalhos seguem na sexta-feira (20), logo às 8h30,  desta etapa municipal, sairão as propostas que seguirão para apresentação nas conferências Estadual e Nacional. Daqui também serão definidos, por meio de eleição, os delegados representantes do município nas próximas etapas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.