21/2/2014 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
No gramado do jardim da Prefeitura, a estrutura já demonstra a grandiosidade do espetáculo de umas das orquestras mais conceituadas do país.
Quem é capaz de se entregar às emoções que a música clássica proporciona está convidado a vivenciar uma manhã de intensidades, neste domingo (23), a partir das 11h, no jardim da Prefeitura de Sorocaba.
Ao ar livre, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, vai apresentar ao público a alegria contagiante, quase corredia, de "Russlan e Ludmila", do russo Mikhail Glinka, a profundidade entristecida de "Romeu e Julieta", de Tchaikovsky, e a energia inquietante da Sinfonia nº 5 (a 5ª sinfonia), de Ludwig van Beethoven. Certamente, um cardápio de estímulos para todas as idades e de graça.
A apresentação é parte do projeto "Osesp Itinerante", da Fundação Osesp, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Até o ano passado, as apresentações aconteciam em um único mês. A partir deste ano, a agenda se estende de fevereiro a dezembro, passando por 50 cidades do interior e litoral de São Paulo com espetáculos musicais, oficinas de Cordas, Madeiras e Metais, música de câmara e shows do Coro Osesp, entre outros. Desde sua criação, em 2008, o projeto levou a cultura erudita a cerca de 250 mil pessoas, num processo de difusão cultural e de democratização da música clássica.
A Osesp
Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo construiu uma trajetória de sucesso, tornando-se referência nacional e internacional em apresentações pela América Latina (2000, 2005, 2007), Estados Unidos (2002, 2006, 2009) e Europa (2003, 2007, 2010, 2012, 2013).
Em fevereiro de 2011, o Conselho da Fundação Osesp anuncia a norte-americana Marin Alsop como nova regente titular da Orquestra por um período inicial de cinco anos, a partir de 2012. Yan Pascal Tortelier continua a trabalhar com a Osesp como regente convidado de honra nas temporadas de 2012 e 2013. Também a partir de 2012, Celso Antunes assume o posto de regente associado da Orquestra.
Neste mesmo ano, em sequência a concertos no festival BBC Proms, de Londres, e no Concertgebouw, de Amsterdã, a Osesp é apontada pela crítica especializada estrangeira como uma das orquestras de ponta no circuito internacional.
Em 2013, Marin Alsop é nomeada diretora musical da Osesp e a orquestra realiza nova turnê europeia, apresentando-se pela primeira vez — e com grande sucesso — na Salle Pleyel, em Paris, no Royal Festival Hall, em Londres, e na Philharmonie, em Berlim.
Estrutura
Além da concha acústica, que está sendo montada ao lado do Teatro Municipal "Teotônio Vilela", para a apresentação da orquestra, o público contará com uma estrutura de sanitários químicos, água potável e assistência em saúde. A expectativa mínima é de um público de 5 mil pessoas prestigiando o espetáculo.
Neste ano, além da parceria com o Sesc, o "Osesp Itinerante" tem o patrocínio da CCR e da BB Mapfre, além de apoios locais como das concessionárias Nova Dutra, SP Vias e ViaOeste.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.