19/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Concerto será dia 27 de setembro, sexta-feira
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba realiza mais dois concertos neste mês de setembro. As apresentações serão nos dias 27, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, às 19h30, e 29, às 18h, na Sala Fundec. Ambos contam com a participação especial do organista Júlio Amstalden.
Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, a Sinfônica de Sorocaba apresentará as seguintes obras: “Suite Gótica”, para órgão solo, de Léon Boëllmann; "Lux et Umbra", para órgão e orquestra de cordas, de Christopher Tew, e “Sinfonia nº 3”, em dó menor, op. 78, para órgão e grande orquestra (em 4 movimentos); de Saint-Saëns.
“A peça "Lux et Umbra" (Luzes e Sombras) foi escolhida por conta de uma visita que o compositor Christopher Tew fez à Catedral de Campinas. O compositor ficou encantado com alguns dos órgãos que visitamos. O de Campinas, um órgão da marca Cavaille-Col, está urgentemente necessitando de reparos e, esta peça Lux et Umbra, é dedicada ao órgão na esperança de que possam ser levantados fundos para a sua restauração, ou de se encontrar algum empresário que se sensibilize com esta causa”, diz Eduardo Ostergren, que é amigo pessoal de Tew.
Sobre o organista
Júlio Amstalden nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, e estudou na Escola de Música de Piracicaba, onde foi aluno da organista Elisa Freixo e do compositor Ernst Mahle.
É Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Iniciou seu doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá, onde estudou órgão, sob orientação de Marnie Giesbrecht. Participou de vários cursos de interpretação organística no Brasil e na Europa.
De 1996 a 2001, Amstalden integrou a diretoria da Associação Brasileira de Organistas (ABO) e fundou em 1997 a revista “Caixa Expressiva”, único periódico impresso sobre órgãos no Brasil.
O músico foi organista da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Piracicaba), professor de música do Seminário dos Frades Capuchinhos da Província de São Paulo, organista e regente coral na Universidade Metodista de Piracicaba, assim como curador da série de recitais de órgão nos Concertos Carmo de Música Erudita, que aconteceu na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, durante três anos.
Apresentou-se como concertista em várias cidades do Brasil, na Argentina e no México. Atualmente é docente no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Metodista de Piracicaba, organista da Basílica N. Senhora do Carmo (Campinas) e doutorando em Educação pela Unicamp.
Serviço
Concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba
Dia 27 de setembro, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Sorocaba (Praça Cel. Fernando Prestes - Centro), Entrada Gratuita;
Dia 29 de setembro, às 18h, na Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro), Ingressos: R$ 5,00
Informações: (15) 3233-2220 e www.fundecsorocaba.com.br
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.