Sábado, 23 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

17/3/2015 - Sorocaba - SP

Palestra de Minom Pinho reuniu artistas e produtores culturais para tratar sobre financiam




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Começou na noite de segunda-feira (16) a Jornada de Palestras sobre Leis de Fomento Cultural promovida pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult). Neste primeiro dia, a consultora, pesquisadora e produtora cultural da Casa Redonda Cultural, Minom Pinho, falou sobre “Modalidades de Financiamento à Cultura” para cerca de 80 pessoas, a maioria produtores culturais e artistas da cidade, num encontro que está sendo realizado no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), a Jornada de Palestras é gratuita e oferece ao público um panorama sobre o mercado cultural e as modalidades de financiamento à cultura, as leis de fomento cultural nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, além da importância da construção de políticas públicas de cultura.

O objetivo é capacitar o participante para que ele possa lidar com mais facilidade com a complexidade das modalidades de financiamento à cultura, por meio da apresentação de conceitos e esclarecimentos de dúvidas.

Em sua palestra, Minom Pinho uniu teoria, pesquisa e estudos de casos sobre os mecanismos de financiamento à cultura, abordando processos de concepção, planejamento e desenvolvimento de empreendimentos socioculturais por meio de mecenato, patrocínio, investimento público, mercado, colaboração e economia criativa. 

"Antes de apresentar um projeto para financiamento público ou privado temos que ter sensibilidade de perceber se o sentido do nosso projeto dialoga com o sentido de quem vai investir", ressaltou a palestrante.

Para Janaína Caldeira, coordenadora do Núcleo de Formação Cultural, a palestra foi muito positiva e atendeu aos objetivos da Secretaria da Cultura. “Minom é ótima. Ela nos ofereceu um panorama sobre as formas públicas e privadas de financiamento à cultura, contextualizando os últimos vinte anos do mercado cultural no Brasil, e falando sobre economia criativa. Todos ficaram bastante satisfeitos”, comentou.

Pêu Ribeiro, do Rasgada Coletiva, compareceu ao primeiro dia de atividade e achou a palestra objetiva e esclarecedora. “Foi demais. Esse escopo em formação é exatamente o que a cidade está precisando neste momento”, declarou. 

Quem também conferiu a palestra de Minom Pinho foi a fotógrafa Denise Galli. “Achei a palestra bem interessante, com abordagem clara e bastante informação. Minom tornou a palestra mais leve”, elogiou.

Demais palestras

Neta terça-feira (17), às 19h, a Jornada de Palestra prossegue com o tema “Lei Rouanet – Financiamento Público da Cultura Brasileira”, ministrado pelo chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Valério da Costa Benfica.

O palestrante vai abordar o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), seus objetivos, mecanismos, incentivos fiscais e dados sobre aprovação e captação de recursos. Benfica também vai abordar o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura).

Quem comparecer ao terceiro dia de palestras, nesta quarta-feira (18), poderá conferir o tema “Editais ProAC”, com a diretora do Centro de Editais do Proac, Antonieta Jorge Dertkigil. A atividade tem início às 19h. A palestrante vai abordar o Programa de Ação Cultural (ProAC), o seu processo burocrático e orientará os participantes a respeito das inscrições e assinatura de contrato. Ao final ela vai esclarecer dúvidas do público. Formada em Relações Públicas pela Faap e com extensão de Gestão de Projetos pela FGV, Antonieta está na Secretaria de Estado da Cultura desde 2011.

Para encerrar a jornada, na quinta-feira (19), André Mascarenhas, integrante da Comissão de Análise, Instrução e Fiscalização dos Projetos Culturais da Linc e do Conselho Municipal de Política Cultural, falará, a partir das 19h, sobre “Linc 2015 - Elaboração de Projetos”.

Na palestra, André Mascarenhas falará sobre a elaboração de projetos, desde os critérios de julgamento, preenchimento do Formulário-Guia, a estrutura e informações elementares e complementares que devem conter os projetos, ou ainda os currículos ou portfólios dos envolvidos e a prestação de contas. O palestrante ainda vai esclarecer as dúvidas com relação à nova lei, reformulada em 2015.

A Unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba está localizada na Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro. Todas as vagas estão preenchidas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3211.2911 (ramal 210), com Janaina Caldeira, ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.