Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

22/7/2013 - Sorocaba - SP

Palestra sobre o Suas abre a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fotos na Agência Sorocaba de Notícias

  

Com o tema "Gestão e Financiamento na efetivação do Suas – Sistema Único de Assistência Social", foi aberta na noite desta quinta-feira (18) a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. Nesta noite da abertura a doutora em Serviço Social e professora da PUC-SP, Vânia Neri, falou para um público aproximado de 120 pessoas, entre entidades, Poder Público, conselheiros e sociedade civil, sobre o Suas e também em relação aos eixos que serão discutidos durante toda sexta-feira (19), último dia da Conferência.

A abertura contou com as presenças da vice-prefeita e secretária da Cidadania, Edith Giorgi, da vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Saleti Batista de Pádua, e dos vereadores Luis Santos e Carlos Leite.

Segundo explica Edith, a Conferência vai recolher propostas sobre a Política de Assistência Social do município e enviá-las às conferências em nível estadual e federal. "A política de assistência social ainda está brigando pelo seu espaço. Temos dois Creas – Centro Regional Especializado em Assistência Social, e quatro Cras – Centro de Referência em Assistência Social. Pretendemos, até o final da gestão, implantar quinze Cras. Durante a Conferência queremos discutir a gestão de tudo isso", falou.

Além da avaliação da implantação do Suas no município, a Conferência vai tratar sobre o tema de assistência social em sua plenitude. É o que explica a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sandra Saleti Batista de Pádua. "As entidades, por exemplo, precisam se adequar às diretrizes e exigências do Ministério de Desenvolvimento Social e aplicarmos na sua totalidade a assistência social como direito da população", explicou.

Durante todo o dia de hoje, os participantes se reúnem em grupos para discutir os seis eixos da Conferencia que são:

- O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social;

- Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação;

- Gestão do trabalho;

- Gestão dos serviços, programas e projetos;

- Gestão dos benefícios no Suas

- Regionalização

Além da deliberação e avaliação das conferências dos anos anteriores, serão apresentadas novas propostas e eleitos 6 delegados, sendo 3 do Poder Público e 3 da sociedade civil, que levarão as propostas escolhidas para a Conferência estadual.

A vice-prefeita aproveitou a oportunidade para falar da importância da participação das entidades na Conferência. Segundo ela, as entidades fazem parte do sistema de assistência social e essa participação é fundamental para que a politica de Assistência Social seja construída em conjunto com todos que nela atuam. "Historicamente foram as entidades que sustentaram essa política. Há pouco tempo que o Poder Público assumiu essa responsabilidade e a conferência é mais um instrumento, dentro da proposta de construção conjunta com as entidades, de Políticas de Assistência Social", finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.