15/7/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio ouviu, na noite de sexta-feira (12), reivindicações de moradores da Zona Norte, dentro do programa "Prefeito no Bairro", realizado na Casa do Cidadão Itavuvu, no Parque das Laranjeiras.
Durante três horas e meia, Pannunzio, acompanhado da vice-prefeita Edith Di Giorgi e dos secretários municipais, respondeu aos questionamentos dos moradores daquela região e muitos dos pedidos tiveram, ali mesmo, o anúncio da solução, como foi o caso da solicitação de mais médicos para o Pronto-Atendimento do bairro Parque das Laranjeiras.
O prefeito informou que a partir de agosto começarão a ser contratados os médicos aprovados no concurso público. Serão, ao todo, 180 profissionais que vão se integrar à rede municipal de Saúde, melhorando o atendimento e reduzindo o tempo de espera por consulta nas unidades.
Pannunzio disse que Saúde era uma prioridade na sua campanha eleitoral e continua prioridade de governo. Além dos novos médicos, informou que também em agosto deverá começar a funcionar a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, em prédio da avenida Nogueira Padilha e por meio de um convênio já assinado com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Essa UPH vai desafogar o atendimento no Pronto-Socorro Municipal, que funciona na Santa Casa.
Ainda na área da Saúde, ele explicou que o a Zona Norte terá a construção do Hospital Público, na Avenida Ipanema, na área da garagem da antiga TCS, que a Prefeitura providencia a desapropriação pela via judicial. Será um hospital de clínicas com 200 leitos.
Transporte coletivo, regularização fundiária, segurança pública, meio ambiente e serviços em geral foram outros temas discutidos no "Prefeito no Bairro", o segundo encontro realizado neste ano e que visa a ajudar na elaboração do orçamento da Prefeitura para 2014, por meio das sugestões apresentadas pela população.
Endereço importante
Pedro Graciano da Cruz, 59 anos, reivindicou serviços na Viela 6 do Parque das Laranjeiras. Segundo ele, é preciso reparos em um trecho curto. Pannunzio informou que a Secretaria de Parcerias (Separ) fará o serviço na segunda quinzena de agosto.
Mas além da reivindicação, Pedro fez questão de agradecer. Ele explicou que foi por meio da regularização da casa onde mora, que pode reencontrar o irmão que não via havia 38 anos. "Por causa da regularização eu passei a ter um endereço, a Viela 6 e a casa tem um número, e meu irmão pode me encontrar aqui em Sorocaba", disse o orgulhoso morador, agora dono legalmente do imóvel que ocupa.
Pannunzio explicou que a regularização fundiária é uma área que a Prefeitura já investiu e vai investir ainda mais para legalizar imóveis na cidade. Além disso, informou aos moradores da Zona Norte que os projetos habitacionais em andamento significarão a construção de 5.806 moradias. "E não vamos parar por aí. Queremos construir muito mais até o final do Governo", disse o prefeito.
O mesmo se dará em relação a creches. Ainda neste ano serão entregues 15 unidades e a Prefeitura fará mais cinco a cada ano. Isso significa que no final do governo serão 30 novas creches em funcionamento na cidade. Pannunzio observou que visitou creches e viu o trabalho realizado pelos profissionais da Prefeitura. "Tenho orgulho do trabalho do nosso pessoal nas creches", disse ele.
Ônibus Rápido
No encontro, o prefeito foi questionado sobre o transporte coletivo. Falou da inviabilidade de aplicar a tarifa zero, porque outros setores deixariam de receber investimentos para bancar essa medida. "O prefeito não tem máquina de fazer dinheiro", justificou. Segundo destacou, Sorocaba é uma das poucas cidades que tem integração total da tarifa, é a única cidade do país a conceder tarifa zero para pessoas a partir dos 60 anos, tem o Domingão a R$ 1,00 e o IntegraBike gratuito. Tudo isso, aliado ao fato de a frota ter 2 anos de uso, não significa transporte ruim, "mas precisa melhorar".
Ele lembrou que em 1989, quando assumiu a Prefeitura, Sorocaba tinha um sistema de transporte caótico e o governo dele naquela época mudou essa situação, com ônibus novos e confortáveis, a integração tarifarária e os terminais Santo Antônio e São Paulo, o que vigora até hoje.
Uma nova mudança no sistema já está em andamento, com o chamado ônibus rápido, o BRT. "O sistema BRT vai passar por aqui, a avenida Itavuvu e também pela avenida Ipanema". Financiamento de mais de R$ 130 milhões para a implantação já foi aprovado e, em breve começarão as obras.
Segurança e nascentes
Outro assunto que preocupa moradores da Zona Norte é a segurança. Embora o tema seja de responsabilidade do Estado, o prefeito informou que investiu na chamada Operação Delegada para possibilitar a ampliação do policiamento militar nos bairros e região central. Além disso, a Guarda Civil Municipal terá mais 19 viaturas e aumentará de 12 para 17 as equipes do patrulhamento escolar, a partir do reinício das aulas. Outra ação da Prefeitura será o investimento em iluminação pública e na limpeza de áreas tomadas por mato. "Tudo isso vai trazer mais segurança", observou.
Um grupo de moradores questionou o prefeito sobre nascentes, próximas à Casa do Cidadão, que estão sendo prejudicadas em área de preservação, em função de obras particulares. Pannunzio anunciou que naquele mesmo dia (sexta-feira, dia 12), a Secretaria do Meio Ambiente havia encaminhado ofício à Polícia Ambiental para a tomada das providências:"Ninguém pode entupir ou aterrar uma nascente".
O "Prefeito no Bairro" teve a participação de todos os secretários municipais e também dos vereadores Waldecir Morelly, Jessé Loures, Carlos Leite e Waldomiro de Freitas. Na próxima sexta-feira (19), o "Prefeito no Bairro" será realizado na Casa do Cidadão do Éden (dia 19), Depois, será nas Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias (dia 26); Avenida Ipanema (2 de agosto); e futuras instalações da Casa do Cidadão Nogueira Padilha (9 de agosto).
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.