Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mais lidas da semana

25/4/2013 - Sorocaba - SP

Pannunzio assina convênio internacional com a ONU Habitat




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na noite desta terça-feira (23), durante a abertura oficial do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais, em Brasília (DF), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou um acordo de cooperação para a implementação do Projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes) em Sorocaba.

Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia e que tem o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador, o projeto consiste na execução de estratégias de desenvolvimento urbano de baixa emissão de carbono. "A assinatura desse convênio garante a nossa intenção de promover políticas públicas ajustadas para virmos nascer efetivamente uma cidade sustentável. Esse é o nosso compromisso de governo", destacou Pannunzio.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o evento ocorre até esta quinta-feira (25) e tem como objetivo debater soluções e alternativas sustentáveis que tornem as cidades mais acolhedoras, seguras e estruturadas para a população. "Quero destacar também este evento realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, entidade da qual eu fui um dos co-fundadores há mais de 25 anos, e que seguiu congregando prefeitos, fazendo uma política de valorização do municipalismo e vem encontrando ressonância no seu esforço por parte da presidente da República", declarou o prefeito de Sorocaba.

Além de Pannunzio, prefeitos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) também assinaram o acordo.

Com 6,7 milhões de euros disponíveis, o projeto Urban LEDS será desenvolvido até agosto de 2015 em quatro países de economia emergente: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Sorocaba foi uma das oito cidades brasileiras escolhidas para participar da iniciativa da ONU-Habitat.

O objetivo do Urban LEDS é programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.

Essa plataforma interligará uma cidade modelo em inteligência climática a diversas cidades satélites, além do intercâmbio com municípios parceiros da Europa e também de outros países emergentes, por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.

Sorocaba concorreu com diversos outros municípios brasileiros. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ações desenvolvidas nos últimos anos contaram para que a cidade fosse selecionada para o Urban LEDS. Entre as iniciativas, estão a proteção e a recuperação do rio Sorocaba e dos córregos urbanos e a implantação de uma rede de mais de 100 quilômetros de ciclovias.

"Outra ação foram os plantios realizados com a participação da comunidade e a produção de mudas nos presídios da cidade", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.