13/3/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta terça-feira (dia 12), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou o Parque Natural do Ouro Fino, na Zona Oeste, e o Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira", na Zona Sul de Sorocaba. Acompanhado pelos secretários de Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, e de Parcerias (Separ), Clebson Ribeiro, o objetivo foi verificar a atual infraestrutura, utilização e conservação dessas unidades ecológicas.
"Estou impressionado com esses espaços. Só tenho elogios à Jussara e sua equipe pelo ótimo trabalho desenvolvido nesses locais". Ambos foram construídos e inaugurados pelo Pannunzio, em sua primeira gestão municipal, entre 1989 e 1992. Recentemente, ambos os parques passaram por melhorias.
Administrados pela Sema, os parques ecológicos de Sorocaba oferecem qualidade de vida à população que vive em seu entorno, com espaços verdes destinados ao lazer, à diversão e à contemplação, além de ter como função a preservação da biodiversidade local, a conservação dos recursos hídricos, o desenvolvimento da Educação Ambiental em todos os segmentos da sociedade e o desenvolvimento de pesquisas ambientais.
No "Ouro Fino", Pannunzio caminhou pelas trilhas que e conheceu a nascente modelo de Sorocaba. Georreferenciada e cadastrada pela Sema, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. "Neste parque, a ideia é construirmos banheiros para serem utilizados pelas pessoas que usufruem deste local, melhorar ainda mais a questão da segurança e construir um espaço multiuso", declarou o prefeito.
Já, no Água Vermelha, Pannunzio conheceu as obras de acessibilidade construídas em maio de 2012 e que garantiram ao espaço tornar-se 100% acessível para receber pessoas portadoras de deficiência física e visual. O parque conta, ainda, como inúmeras placas em braile, a nova rota acessível feita com piso em concreto lixado e tátil para facilitar a circulação de portadores de deficiência, playground adaptado com um carrossel e um balanço para uso de crianças usuárias de cadeiras de rodas.
Ainda, no Água Vermelha, Pannunzio conheceu a equipe que trabalha a Educação Ambiental no parque e o aquário que disponibiliza as espécies de peixes encontradas em seu lago, como o cascudo e a tilápia, e também algumas das espécies encontradas no Rio Sorocaba, como o curimbatá e a traíra.
"Esse parque está muito bonito. Vocês estão de parabéns!", elogiou Pannunzio. De acordo com ele, está sendo estudada a possibilidade de expansão da área do "Água Vermelha". "Com isso, poderemos ajudar na conservação das nascentes existentes no local e da vegetação nativa", conclui.
Os parques
Com as melhorias realizadas, o "Ouro Fino" se transformou num dos parques ecológicos mais bonitos e ricos de Sorocaba, onde ocorre o encontro da Mata Atlântica e do Cerrado. "Esse parque é um dos mais bonitos e significativos da cidade, tanto em termos de vegetação quando de relevo", comentou a secretária Jussara de Lima Carvalho.
Com aproximadamente 96 mil m² de área verde, o espaço possui gramado, duas quadras de areia, trilhas ecológicas, brinquedos fabricados em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, todos produzidos a partir de madeira de tronco de eucaliptos tratados de origem legal. Em 2009, a ONG "Pé de Planta", parceira da Prefeitura, realizou um projeto piloto no local com o plantio de 5.200 mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente. Esse plantio já apresenta resultados animadores na recuperação ambiental do parque.
O Parque da Água Vermelha tem cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos, que embelezam o local. A estrutura conta também com aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, aquário e quiosques.
Com as obras de acessibilidade, o espaço oferece também um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo diferentes sensações de tato, olfato e até mesmo de sabor. Com 20 m² em formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos oito tipos de plantas.
Serviço:
Parque Municipal do Ouro Fino
Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 - Jardim Ouro Fino
Telefone: (15) 3222.8504
Horário: Diariamente, das 8h às 17h.
Entrada gratuita
Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"
Endereço: Rua România, 150 - Jardim Europa
Horário: Diariamente, das 8h às 17h
Entrada gratuita
Telefone: (15) 3221.6643
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.