22/2/2016 - Sorocaba - SP
Pannunzio entregou Ginásio à comunidade do Jardim Nilton Torres
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Esta é a segunda unidade construída pela atual Administração Municipal
Neste sábado (dia 20), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio entregou oficialmente o Ginásio Poliesportivo “Professor Edson Antão de Souza” no Jardim Nilton Torres, localizado na Rua Maria Raphaela Pagliucca, 155. Esta é a segunda unidade construída pela atual Administração Municipal. Em 2013, os moradores do Éden ganharam o seu equipamento público.
“Fico feliz de entregar aos moradores do bairro este ginásio. Estão todos convidados a usufruírem deste espaço, que é da comunidade”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio durante a cerimônia. O novo equipamento público teve investimento do Governo Municipal e de uma emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Cezar, que totalizou R$ 2.951.149,64.
O ginásio poliesportivo tem como objetivo oferecer um espaço adequado à prática esportiva e ao lazer da comunidade e possui medidas oficiais para a prática de futsal, vôlei, basquete, handebol, entre outros esportes. Com 1.921,95 metros quadrados de área construída, em um terreno de 3.780 metros quadrados, a unidade comporta quinhentas pessoas em sua arquibancada. Além disso, o estacionamento possui vagas para cerca de vinte automóveis.
Para o prefeito, o ginásio não tem apenas a função de estimular a prática esportiva, mas desenvolver um trabalho de grande alcance social. “As crianças do bairro, ao invés de ficarem nas ruas e eventualmente sob a ação de narcotraficantes, poderão vir aqui com a presença de professores de educação física e treinadores – pessoas que têm a preocupação com as gerações futuras – e terem o seu momento de passatempo ou de prática esportiva e passar boa parte do seu dia neste local, que ficou muito bonito”, enfatizou Pannunzio.
“Este é um patrimônio para o bairro Jardim Nilton Torres e tem que ser valorizado. Tenho muito orgulho deste ginásio, que foi conquistado com muito esforço e suor”, destacou João Donizeti Silvestre, ex-vereador e líder comunitário do bairro, que esteve presente na cerimônia.
Quem também participou da inauguração foram os familiares do Professor Edson Antão de Souza, entre eles, a viúva Neide Leite de Souza, moradora do Jardim Sandra, que estava emocionada com a homenagem. “É um orgulho para todos nós da família. Meu marido deu aula durante 18 anos em curso profissionalizante no Senac Sorocaba para o público jovem e ele foi um vencedor. Este ginásio representa exatamente isso, pois ninguém vem até aqui para perder, mas para ganhar e ser vencedor, como ele foi”, afirmou.
Durante a entrega oficial do novo espaço, alguns moradores se manifestaram e pediram melhorias. Ao final do evento, o prefeito conversou com algumas munícipes. “Manifestações acontecem e são legítimas. Hoje entregamos este ginásio e uma nova pavimentação em algumas vias, que são melhorias para o bairro. A Prefeitura hoje, no bojo de uma crise como esta, não tem condições de assumir compromissos que não poderão ser cumpridos. O que poderíamos fazer neste momento foi feito”, explicou Pannunzio. Na última semana, a Prefeitura concluiu o recapeamento asfáltico em quatro vias que dão acesso ao ginásio: Antônio Fruet, Maria Raphaela Pagliuca, Eduardo Romero Bonilla e Francisco de Assis Torres, num total de 5.800 metros quadrados de novo pavimento asfáltico.
Sonho realizado
A jovem Laís Nataly de Paula, de 20 anos, estudante do 4º ano do curso de Análise de Sistemas da Faculdade Anhanguera, estava presente na cerimônia de inauguração e estava muito feliz com a entrega do equipamento para a comunidade. Ela treina futsal há três anos no Esporte Clube Social Gálatas. “Para nós do Gálatas é um sonho realizado. Treinávamos numa quadra do Cajuru sem iluminação e era totalmente inadequada. E aqui neste ginásio fechado, com iluminação e segurança será ótimo. Lutamos muito por este espaço, dá até arrepio de falar disso”, comemorou.
Quem também estava feliz pela conquista é o segurança particular Adriano Gonçalves de Souza, que mora no Jardim Nilton Torres há mais de 10 anos. “Este ginásio foi a melhor coisa que já nos aconteceu. Vai tirar a molecada que fica nas ruas no caminho errado. Agora temos que utilizar bem este espaço com projetos sociais de diversas modalidades esportivas”, afirmou. O munícipe faz parte de um projeto social no bairro voltado à prática de Jiu Jitsu.
Após a inauguração, ainda foi promovido um torneio de futsal com equipes de jogadores que moram no próprio bairro Nilton Torres.
Participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Sorocaba José Francisco Martinez, o vereador Rodrigo Manga, o deputado estadual Carlos Cezar, além de representantes da deputada estadual Maria Lucia Amary e do deputado federal Vitor Lippi.
Também participaram da inauguração os secretários Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer), Toni Silveira (Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras), Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos), Clebson Ribeiro (Meio Ambiente), Ivana Back (Gabinete do Poder Executivo), Flaviano Agostinho de Lima (Educação), Aurílio Caiado (Fazenda), Julia Galvão Andersson (Habitação e Regularização Fundiária), Renato Gianolla (Urbes – Trânsito e Transportes), Rodrigo Maldonado (Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae), Rubens Hungria de Lara (Parque Tecnológico de Sorocaba), Adriana de Oliveira Rosa (Corregedoria Geral do Município) e Pedro Angelo Vial (Inova Sorocaba).