13/8/2015 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Alunos do CEI-84 participam da gincana “Água e Óleo não se misturam”
Uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com o Instituto de Educação Socioambiental (Iesa) está transformando óleo de cozinha usado em sabão. Por meio de uma gincana denominada “Água e Óleo não se misturam”, que está sendo realizada no Centro de Educação Infantil (CEI-84) “Osmar de Oliveira”, no Jardim São Guilherme, o Instituto já recebeu mais de 260 litros de óleo para produção de sabão ecológico.
O objetivo da parceria é desenvolver a consciência ambiental visando estimular os alunos e familiares sobre a prática de reciclagem de óleo de cozinha usado, resíduo que contamina a água e tem grande impacto negativo na natureza. Um dos principais tópicos explicados às crianças é o erro que a maior parte das pessoas comete ao jogar o óleo usado no ralo da pia. Esse resíduo chega direto às redes de esgoto, entupindo o encanamento e colocando em risco a natureza.
A diretora da unidade, Petúla Ramanauskas Santorum e Silva, explica que o projeto começou em maio deste ano. “Nós chamamos os pais e as crianças para que representantes do Iesa falassem da importância de se dar destinação correta ao óleo de cozinha”, conta ela. “A partir daí, começamos a recolher o óleo usado na cozinha do CEI-84 e também o que é trazido pelos alunos”, explica a diretora, lembrando que as crianças levam o óleo de cozinha em garrafas pet.
A unidade atende 520 alunos de 0 a 6 anos, com dezoito turmas distribuídas em dois períodos de aulas. Todos os dias, vários alunos levam garrafas pet com o óleo usado em suas casas, depositando-as num tambor.
Durante as aulas, as crianças recebem orientação sobre a importância da reciclagem de óleo de cozinha. Além disso, se divertem falando para que o óleo é usado nas suas casas. Alimentos como pastéis e coxinhas são os mais lembrados quando o assunto é fritura.
Com garrafas com óleo nas mãos e também o sabão produzido pelo Iesa, as crianças em coro já sabem de cor a lição. “Sabão ecológico é dez!”
Com cada litro de óleo de cozinha coletado é produzido 1kg de sabão ecológico. “Nossa intenção é que mesmo após o final do projeto, em dezembro, o CEI-84 se torne um ponto de coleta da comunidade”, finaliza Petúla.
Em razão da parceria, no mês de junho a escola recebeu o certificado “Destaque Preservação Ambiental” do Iesa.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.