5/12/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Evento lança laboratórios da Unesp, Uniso, Facens e Fatec nas dependências do Parque e da Agência Unesp de Inovação
Na próxima sexta-feira (dia 6), a Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico promovem a inauguração do Poupatempo da Inovação e de laboratórios de diversas universidades do país. O evento será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, a partir das 14h30, e deve contar com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, e do ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.
Serão inaugurados os laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Sorocaba (Uniso), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). O evento também contará com o lançamento oficial da Agência Unesp de Inovação no Parque Tecnológico de Sorocaba.
O Poupatempo da Inovação será um espaço à disposição de empresas e empreendedores interessados em agilizar o seu processo de inovação. No local, serão prestados serviços de orientação para elaboração de projetos, propriedade intelectual, desenvolvimento de produtos, apoio jurídico, captação de recursos e empreendedorismo.
Laboratórios implantados abarcam diversas áreas do conhecimento
Os novos laboratórios alocados no Parque Tecnológico de Sorocaba terão utilidades distintas e abarcam diversas áreas do conhecimento, como engenharia, meio ambiente e sustentabilidade, materiais, computação e nanotecnologia.
A implantação do laboratório da Unesp num espaço de 201 m² no Parque objetiva desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica vinculadas às áreas de meio ambiente, sustentabilidade, processamento de imagens e automação. Essas atividades serão desenvolvidas com a implantação no PTS de laboratórios de excelência nas áreas de química analítica, controle e processamento de imagens. Haverá, portanto, o Laboratório de Análises de Compostos Orgânicos e Inorgânicos e o Laboratório de Processamento de Imagens e Sistema Microprocessados.
A Facens ocupará um espaço de 134 m² e também desenvolverá atividades no escopo da PD&I, mas focará nas áreas da engenharia e, assim, contribuirá com o crescimento tecnológico regional e prestação de serviços tecnológicos em metrologia e ensaios de materiais.
O laboratório da Fatec Itu terá atividades vinculadas às áreas de prospecção tecnológica, escritório de projetos, tecnologia assistiva, realidade virtual e mecatrônica. Essas atividades serão desenvolvidas com a implantação no PTS de laboratórios conduzidos por professores da Fatec Itu e terá a participação de alunos. Também com um espaço físico no Parque Tecnológico, a Fatec Sorocaba integrará ambiente em banco de dados e terá um laboratório de computação gráfica e modelagem 3D para aplicação em polímeros. Os dois laboratórios terão espaço de 170 m² no PTS.
Já a Uniso contará com a implantação do LaBNUS em 85 m², que objetiva desenvolver atividades de pesquisa e inovação tecnológica vinculadas à área de biomateriais e nanotecnologia. Dentre as principais atividades a serem desenvolvidas no PTS destacam-se a produção e o controle da qualidade biológica e físico-química de produtos farmacêuticos inovadores.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.